Aumenta número de mortos em ataque a mercado de Natal na Alemanha

Novo balanço das autoridades, citado pelo 'Bild', aponta para quatro vítimas mortais (alerta para as imagens, que podem ferir a suscetibilidade dos leitores mais sensíveis)

Pelo menos quatro pessoas morreram e 164 ficaram feridas — 41 delas com gravidade — esta sexta-feira, na sequência do ataque a um mercado em Magdeburgo, no leste da Alemanha, de acordo com novo balanço das autoridades avançado pelo Bild. O condutor do veículo responsável pelo atropelamento em massa foi detido.

«À luz dos factos conhecidos, o suspeito é o único autor do crime, pelo que não há, para já, qualquer perigo para a cidade», disse o governador de Saxónia-Anhalt, Reiner Haseloff, em conferência de Imprensa.

Segundo a ministra do Interior da Saxónia-Anhalt, Tamara Zieschang, o suspeito é um médico saudita, de 50 anos, consultor em psiquiatria e psicoterapia, residente na Alemanha desde 2006, tendo sido reconhecido como refugiado em 2016.

Olaf Scholz, chanceler alemão, também reagiu à tragédia, com publicação no X: «As minhas condolências às vítimas e aos seus familiares. Estamos ao lado das vítimas e dos habitantes de Magdeburgo.»

De Portugal foi enviada mensagem de solidariedade ao povo alemão, com Marcelo Rebelo de Sousa a manifestar «profunda consternação perante o ataque horrendo» e a reiterar «o repúdio de toda a violência contra civis», segundo comunicado publicado no site da Presidência da República.