Sporting: «Saída de Coates é um rombo muito grande»
Sebastián Coates (IMAGO)

Sporting: «Saída de Coates é um rombo muito grande»

NACIONAL07.07.202410:00

Augusto Inácio e Litos abordam a «inesperada» a saída do capitão do Sporting, mas acreditam que o setor defensivo leonino está bem servido

O mundo sportinguista ainda está a reagir à saída imediata de Sebastián Coates do Sporting. O anúncio realizado na manhã deste sábado foi inesperado e surpreendente para várias pessoas, incluindo duas que têm uma larga história com os leões. Tanto Augusto Inácio como Litos, em conversa com A BOLA, expressaram o seu espanto para com esta notícia.

O treinador que levou o Sporting à conquista da Liga na época 1999/00 começou por dizer que esta revelação o «surpreendeu»: «Acho que ninguém estava à espera disto, sem ser o próprio Sporting, que já poderia saber algo que nós não sabíamos, mas que por razões muito particulares, fizeram com que o Coates regressasse ao Uruguai.»

Já o antigo médio dos leões recordou «as declarações de Coates no final do campeonato», que fizeram «todos acreditarem que ele ia continuar». «É uma pena, pela importância que tem dentro do balneário e do grupo, mas há que respeitar a decisão. É um rombo muito grande no Sporting. Ele liderava a equipa e a mensagem do treinador para dentro de campo passava sempre por ele.»

'El capitán' Coates é o próximo a renovar com o Sporting

25 maio 2024, 07:00

'El capitán' Coates é o próximo a renovar com o Sporting

Depois de Eduardo Quaresma, Sebastián Coates é o senhor que se segue no arrumar de casa do leão no cair do pano sobre 2023/2024; estenderá ligação por mais um ano e no verão de 2025 fará nova avaliação; pilar para atacar o bicampeonato

Inácio recordou também a longevidade do central uruguaio no Sporting: «Ficou cá por oito anos, hoje não é normal um jogador estar tanto tempo num clube e ele já pertencia há família do Sporting. E, para além da experiência que tinha em campo, dentro do balneário era uma voz muito respeitada. O Sporting perde alguma liderança, mas quando saem uns, entram outros.»

«Agora, um dos capitães do Sporting é o Hjulmand»

Falando sobre o futuro imediato da equipa, tanto Litos como Augusto Inácio defendem que o mercado de verão será determinante para a composição da defesa leonina em 2024/25. «Há agora um leque de excelência de jogadores nessa posição, mas tudo depende de uma eventual saída de um dos centrais», explica o primeiro, ao que o segundo acrescenta: «Com a saída inesperada do Coates e se saírem o Diomande ou o Gonçalo Inácio, o Sporting vai contratar mais um central. Se não, o setor defensivo, com estes centrais atuais, fica muito bem composto.»

Sporting: Gonçalo Inácio é a venda de verão

28 junho 2024, 08:30

Sporting: Gonçalo Inácio é a venda de verão

Dificuldade na colocação de Diomande pelo valor pretendido abre porta de saída ao português; cláusula é a referência mas SAD admite dos €60 milhões com objetivos; Manchester United bem posicionado

Assim, com Matheus Reis, St. Juste, Eduardo Quaresma e Debast nas fileiras (para além dos centrais já mencionados), a pergunta que ainda carece de resposta é a seguinte: quem substitui Coates no papel de capitão?

Litos não avança com nenhum nome em concreto, depositando confiança no treinador da equipa: «Há um leque de jogadores muito jovens que podem ter essa liderança, essa função dentro do grupo de trabalho. Com certeza que o Amorim vai encontrar os jogadores mais capazes para terem essa função.»

Augusto Inácio mostra a mesma fé no timoneiro da equipa - «quem trabalha com o grupo diariamente é que saberá melhor» -, mas arrisca num possível novo capitão dos verdes e brancos: «À primeira vista, diria que um dos capitães do Sporting é o Hjulmand, é um jogador que tem carisma, que tem uma voz e que mostra essa liderança dentro de campo.»