Sporting: a principal razão para a saída de Coates
Coates, defesa-central de 33 anos, ruma ao Nacional, do Uruguai. IMAGO

Sporting: a principal razão para a saída de Coates

NACIONAL06.07.202418:18

Central deixa Alvalade após oito épocas e meia e problema de saúde de familiar está na base da decisão

Coates deixa o Sporting após oito épocas e meia de leão ao peito e já foi anunciado como reforço do Nacional, clube de Montevideu onde se formou. Assinou contrato até dezembro de 2025.

Na base da decisão teve muito peso a questão familiar, sobretudo um problema de saúde de um elemento da família no Uruguai.

O central de 33 anos tinha renovado contrato com os leões, no final da época 2023/2024, em que ajudou os verdes e brancos a conquistarem o título nacional, por mais uma temporada, mas acaba por voltar ao país natal, também depois de no passado mês de junho Sebastián Eguren, antigo internacional uruguaio e hoje diretor geral do Nacional, ter estado em Lisboa para tentar convencer o defesa a regressar à América do Sul. Coates maturou a decisão durante as férias e com o problema de saúde do familiar decidiu voltar a casa.

A administração do Sporting percebeu a situação do jogador e não colocou obstáculos a uma saída sem contrapartidas, também como forma de agradecimento a tudo o que o capitão de equipa fez de leão ao peito.

O internacional uruguaio deixa o Sporting  com 369 jogos – estrangeiro com mais partidas na história dos leões, tendo superado Anderson Polga – e 8 títulos: dois campeonatos (2021 e 2014), quatro Taças da Liga (2018, 2019, 2021 e 2022), uma Taça de Portugal (2019) e uma Supertaça (2022).