Sporting: renovação de Edwards acelera
Edwards marcou um golo no 3-2 com o E. Amadora. JOSÉ SENA GOULÃO/LUSA

Sporting: renovação de Edwards acelera

NACIONAL06.11.202323:30

Em crescendo, extremo conquistou titularidade e é decisivo; clubes ingleses cada vez mais atentos… administração ‘obrigada’ a avançar para o prolongamento do vínculo; cláusula de rescisão pode passar para 80 milhões

Um, dois, três quatro jogadores do Estrela da Amadora  para trás, ultrapassados em slalom, e golo do Sporting! Oito minutos depois, aos 79, bola teleguiada para Paulinho fazer o 3-2 final. Marcus Edwards, 24 anos, a espalhar magia, a crescer com o passar dos jogos e a conquistar a titularidade no ataque leonino. A influência do extremo na equipa aumenta e a cobiça de outros clubes também, tudo a obrigar a administração do Sporting a acelerar o processo de renovação do inglês cujo contrato termina em junho de 2026.

A época começou intermitente para Edwards. Só à jornada 8, há um mês, passou a ter lugar cativo no trio de ataque dos leões — até aí, Paulinho assumiu-se como terceiro elemento (Gyokeres e Pedro Gonçalves são intocáveis), com o inglês a dividir a titularidade (quatro jogos) com o banco (cinco, um deles sem ser utilizado); de lá para cá, deixou o extremo de ser o 4.º elemento, para ser titular em cinco jogos e apenas num a sair do banco, na Taça da Liga, como Farense, onde houve rotação na equipa. A influência de Edwards cresceu e com ela também a atenção de clubes da Premier League...

A administração leonina renovou em agosto os contratos de jogadores influentes, como Gonçalo Inácio, Nuno Santos e Pedro Gonçalves. Ficaram os casos de cinco jogadores (Diomande, Coates, Morita, Edwards e Geny Catamo) a aguardar o início de 2024. Porém, o a magia que o inglês começa a espalhar a cada jornada, a consistência que está a adquirir, obriga os leões a acautelar o futuro e a acelerar a renovação.

Marcus Edwards tem contrato com  o Sporting até junho de 2026. Internacional pelas camadas jovens de Inglaterra, chegou a Alvalade em janeiro de 2022, oriundo do Vitória de Guimarães, que recebeu 7,5 milhões de euros. Assinou por quatro épocas e meia, ficou com cláusula de 60 milhões de euros. Por isso na altura de acertar a renovação o avançado deverá ver o vínculo crescer em duas ou três épocas, para 2028 ou 2029. É intenção leonina também ver subir o valor da cláusula de rescisão em 20 milhões de euros, para os 80 milhões. E deve crescer também o vencimento do jogador, para patamar mais elevado na folha salarial leonina.

Os números do jogo com o Estrela

Os dados do último jogo, com o E. Amadora, sobretudo o golo e a assistência, mas não só, servem bem para ilustrar a influência cada vez maior de Edwards na equipa de Rúben Amorim. Foram nove passes para finalização, cinco conduções progressivas de bola, cinco dribles (três bem sucedidos) e onze passes progressivos recebidos. Foi eleito pelos adeptos do Sporting o melhor em campo.