8 novembro 2023, 19:07
Sporting: «Dérbi? Jogo com o Raków é mais decisivo», diz Rúben Amorim
Treinador do Sporting em antevisão ao duelo da quarta jornada da fase de grupos da Liga Europa.
Encontro da quarta jornada da fase de grupos da Liga Europa com pontapé de saída às 20h em Alvalade.
O Sporting regressa esta quinta-feira às noites europeias na receção aos polacos do Raków, em encontro da quarta jornada da fase de grupos da Liga Europa.
Os leões sabem que precisam de vencer para vingar o último resultado na Polónia, onde empataram a um golo, naquele que foi o segundo resultado menos bem conseguido da campanha europeia. Agora, o jogo é em Alvalade e a responsabilidade é outra, até porque as contas do grupo D não se afiguram fáceis.
A Atalanta mantém-se líder à frente do Sporting, mas o Sturm Graz espreita o segundo lugar, caso consiga vencer os italianos e esperar por uma nova perda de pontos dos leões.
O último jogo do campeonato também serve de aviso. Apesar da liderança, o Sporting chegou a estar a perder com o Estrela da Amadora e valeu um Edwards inspirado para a remontada.
O histórico de confrontos entre as duas equipas até é fácil de resumir: apenas um jogo e logo com um empate na primeira volta desta fase de grupos na Polónia (1-1). Coates ainda adiantou os Leões aos 14 minutos, mas Fabian Piasecki restabeleceu a igualdade aos 79 minutos, com instantes finais bastante duros para a equipa portuguesa. O Raków somou o primeiro ponto no grupo D e o Sporting quer agora outro desfecho em Alvalade.
O passado recente é desfavorável à equipa de Rúben Amorim e se olharmos para o confronto com equipas polacas, o registo está longe de ser avassalador: duas vitórias, dois empates e uma derrota em cinco jogos, com seis golos marcados e quatro sofridos.
Curiosamente, todos os últimos confrontos – sem contar com o Raków – foram diante do Legia de Varsóvia, que derrotou os leões em 2016/17, a contar para a fase de grupos da Liga dos Campeões. Antes, o Sporting tinha conseguido duas vitórias contra os polacos e um empate nos 16 avos da Liga Europa em 2011/12. No último triunfo, foram Bryan Ruiz e Bas Dost a faturar na equipa então comandada por Jorge Jesus.
Só este Raków estraga o momento de forma aos Leões, que vêm de três vitórias consecutivas, depois de terem escorregado na última jornada da Liga Europa. Depois do empate na Polónia, o Sporting redimiu-se no Bessa com uma vitória por 2-0 frente ao Boavista. Seguiu-se a Taça da Liga com um 4-2 na receção ao Farense e depois a vitória suada por 3-2 frente ao Estrela da Amadora.
A equipa de Rúben Amorim sofreu quatro golos nos últimos dois jogos, mas segue líder do campeonato, três pontos à frente do Benfica. Na Liga Europa, mantém-se no segundo lugar do grupo D em posição de qualificação para o play-off. Apenas o primeiro classificado entra diretamente nos oitavos de final.
Sistema tático: 3x4x3
Equipa provável: Adán; Diomande, Coates e Gonçalo Inácio; Esgaio, Hjulmand, Bragança e Nuno Santos; Trincão, Paulinho e Pedro Gonçalves.
Ausências: Gyokeres (castigado), Morita e Geny Catamo (lesão)
Treinador: Rúben Amorim
«Este jogo é mais decisivo para as contas que o campeonato, que vai para a décima primeira jornada.»
8 novembro 2023, 19:07
Treinador do Sporting em antevisão ao duelo da quarta jornada da fase de grupos da Liga Europa.
Jogador a ter em conta:
Marcus Edwards
Depois da exibição frente ao Estrela da Amadora, todas as expectativas estão no que o extremo inglês será capaz de fazer na Europa. Amorim pode gerir a pensar no dérbi e a titularidade de Edwards está longe de ser garantida. Ainda assim, a sair do banco, tem tudo para causar grandes estragos, também na ausência de Gyokeres.
O momento de forma até é positivo na hora da visita a Alvalade. Nos últimos dois jogos para as provas internas, duas vitórias para o quarto classificado do campeonato na Polónia e sem qualquer golo sofrido. O mais recente confronto foi mesmo uma goleada por 5-0 na receção ao Zaglebie Lubin. Se estendermos a análise, encontramos dois empates, um dos quais precisamente frente ao Sporting e depois frente ao Widzew Lodz. Na Liga Europa, o Raków não tem a vida nada facilitada e procura um balão de oxigénio frente ao Sporting. Depois de ter travado os leões na primeira volta, quer tentar fugir do último lugar do grupo D, onde apenas tem um ponto.
Sistema tático: 3x4x2x1
Equipa provável: Kovacevic; Tudor, Racovitan e Rubdic; Jean Carlos, Berggren, Papanikolaou e Plavsic; Yeboah e Kittel; Crnac
Ausências: Zoran Arsenic
Treinador: Dawid Szwarga
«O Sporting é um clube grande vamos fazer tudo para dar uma boa imagem. Não vamos mudar o nosso ADN. Acho que jogo não vai só depender do coletivo das equipas, mas também da qualidade individual de alguns jogadores. Vamos por o nosso coração e nosso talento em campo.»
Jogador a ter em conta:
Plavsic
O talentoso sérvio é, a par do guardião Kovacevic, um dos maiores trunfos da equipa polaca em Alvalade. Que o diga o Sporting na primeira volta! Plavsic participou no golo que permitiu o empate do Raków e foi uma dor de cabeça para Matheus Reis no segundo tempo. Tanto pode jogar na esquerda como na direita e é um sério aviso para os corredores laterais dos leões.
O encontro tem pontapé de saída às 20h em Alvalade e vai ser arbitrado pelo albanês Enea Jorgji. Os compatriotas Denis Rexha e Ridiger Çokaj serão os auxiliares, enquanto Florian Lata é o 4.º árbitro, o VAR será o espanhol Juan Martínez Munuera e o AVAR o neerlandês Dennis Higler.