Sporting: é algo mais do que desforra
Gonçalo Inácio com De Ketelaere, dois jovens em destaque nas respetivas equipas (IMAGO)
Foto: IMAGO

Sporting: é algo mais do que desforra

NACIONAL23.02.202422:10

No reino no leão a sede de troféus é mais do que muita; Rúben Amorim não tem escondido ambição, mas com travão na euforia; reencontro com a Atalanta após derrota e um empate

O sorteio dos oitavos de final da Liga Europa ditou um reencontro entre Sporting e Atalanta, duas equipas que se cruzaram na fase de grupos da prova, com os italianos a garantir o primeiro lugar, tendo vencido o Sporting em Alvalade (2-1) e empatado em casa (1-1). Saldo negativo.

Mal se conheceu o emparelhamento dos jogos surgiram inúmeros comentários sobre a desforra dos leões, mas, os jogos contra a equipa de Bérgamo ganham outra magnitude: vencendo o Sporting sobe mais um degrau na escadaria rumo a um título que, não sendo o principal objetivo, reveste-se de grande importância, tal é a sede de conquista de troféus por parte dos leões, na personificação do treinador Rúben Amorim, que não tem escondido tal ambição.

«O treinador mais titulado do Sporting tem 13 títulos [n. d. r. trata-se de Abel Picabêa], esse é o objetivo, não ter muitos jogos e não ter títulos. O meu objetivo é conquistar títulos para o Sporting. Há uma mentalidade que temos de ter no Sporting, ou se ganha ou temos problemas», respondeu Amorim à pergunta se queria bater o recorde de Joseph Szabo, treinador com mais jogos pelo Sporting (270), enquanto Rúben Amorim é já o segundo (195).

Mas voltemos à Atalanta. Estamos a falar de uma equipa que a nível de sistema é muito semelhante ao Sporting: usa três defesas, quatro médios e um tridente ofensivo, com Koopmeiners (com nove golos marcados) nas costas de De Ketelaere (o melhor marcador da equipa, com dez tentos) e Miranchuk, sem esquecer Lookman, que esteve em foco no CAN.

De realçar que, na corrente edição da Serie A, a equipa orientada por Gian Piero Gasperini, tem o terceiro ataque mais eficaz — 47 golos marcados —, atrás de Inter (59) e Milan (49), tendo ainda a quarta melhor defesa (23 sofridos).

Melhorias a olhos vistos

O Sporting recebeu a Atalanta, na fase de grupos, em outubro do ano passado, ao nono jogo da temporada, que interrompeu a invencibilidade do leão, após uma primeira parte desastrosa, corrigida na segunda, mas o prejuízo já estava feito.

Cinco meses depois, há novo encontro, no mesmo local, mas com algumas nuances: o Sporting tem melhorias a olhos vistos. A equipa encontrou o equilíbrio defensivo e o acerto ofensivo, com o inevitável Gyokeres a ser o homem do golo (29, cinco dos quais na Liga Europa), tem deixado os adeptos empolgados que, à semelhança do que tem vindo a acontecer, marcaram presença em força no incansável apoio, e, claro, está de olho na final em Dublin.