O calendário diabólico da Atalanta à volta dos encontros com o Sporting
Vêm aí três semanas muito intensas para a Atalanta... (IMAGO)
Foto: IMAGO

O calendário diabólico da Atalanta à volta dos encontros com o Sporting

INTERNACIONAL23.02.202414:55

Nas próximas três semanas, a equipa de Bérgamo joga seis vezes: dois jogos contra os leões e quatro contra o 'top 4' da Serie A

A Atalanta, adversária do Sporting nos oitavos de final da Liga Europa, tem tido um início de 2024 quase perfeito. Em oito jogos disputados no princípio deste ano, a equipa venceu sete. Este cenário pode, porém, mudar muito brevemente: avizinha-se um período de elevada dificuldade para os lados de Bérgamo.

Entre dia 25 de fevereiro e 14 de março, um período de sensivelmente três semanas, os pupilos de Gian Piero Gasperini jogam seis vezes. Se o calendário concentrado já é, por si só, algo a evitar, os oponentes desta série não podiam ser mais complicados.

A 25 de fevereiro, a Atalanta desloca-se a Milão, para enfrentar o Milan, terceiro classificado da Serie A. Esta deslocação, de pouco mais de cinquenta quilómetros repete-se três dias depois: o adversário, na mesma cidade e no mesmo estádio, é o Inter. Os nerazzurri lideram o campeonato italiano com nove pontos de vantagem sobre a Juventus, vice-líder, e, se os bergamascos quase só venceram este ano, os interisti não conhecem outro sabor que não o da vitória em 2024.

Passada esta dupla jornada na capital da Lombardia, a Atalanta regressa a casa, para receber, no fim de semana seguinte, o Bolonha. A equipa de Thiago Motta está, à data, em igualdade pontual com a de Gian Piero Gasperini. É a equipa com a segunda maior média de posse de bola da Serie A e tem sido, destacadamente, a sensação do campeonato! Mais um jogo difícil, sobretudo se tivermos em conta que os orobici são uma equipa muito forte com bola, mas com lacunas sem ela.

Após este período, chega a eliminatória da Liga Europa. O primeiro jogo é em Alvalade, dia 5 de março, e o segundo jogo, no Estádio Atleti Azzurri d'Italia (ou Gewiss Arena), disputa-se a 14 do mesmo mês. Pelo meio, porém, não é tempo de descanso.

Entre a 1.ª e a 2.ª mão dos oitavos de final da Liga Europa, há ainda uma deslocação ao Allianz Stadium para defrontar a Juventus. Mais um jogo de elevada dificuldade para a Atalanta, mesmo entre dois jogos a eliminar ainda que, nos últimos tempos, a vecchia signora tenha capitulado no campeonato, competição para a qual não vence há quatro encontros consecutivos.

Assim se encontra o calendário do adversário do Sporting nestes próximos tempos: até terminar a eliminatória, a Atalanta joga, então, seis vezes: duas com os leões e quatro contra os restantes membros do top 5 do campeonato italiano.