31 março 2025, 21:48
O dia em que Bebé fez Nani quebrar promessa a Ferguson... e esmurrar colega
Antigo extremo recordou episódio em conversa com Rio Ferdinand
Antigo internacional português elogia o jovem extremo do Sporting e deixa reparos a Rafael Leão
Nani terminou a carreira de jogador há alguns meses, mas continua bem atento à realidade do jogo em que brilhou ao longo de duas décadas.
Em conversa com Rio Ferdinand, o antigo extremo internacional português lamentou a forma como os atuais jogadores da sua posição jogam.
«Ver os extremos atuais enerva-me. Honestamente, enerva-me. Quando vejo que há espaço para ir no um para um, mas eles recebem e devolvem para trás, eu não aceito. Parece que não querem correr e matar os defesas».
Ferdinand questionou depois quais os extremos atuais que Nani gosta de ver, ele referiu um compatriota, mas deixou-lhe alguns reparos.
«Eu adoro o Rafael Leão. Quando representava o Sporting, fazia-me lembrar muito os meus tempos. Mas gostava de o ver mais ativo. A pedir mais jogo, a querer ter mais a bola, criar mais, envolver-se no jogo. Às vezes, ele desaparece durante vários minutos e quando a bola lhe chega, ele passa para trás. Está sempre à espera que alguma coisa aconteça, em vez de fazer algo acontecer», lamenta, explicando que foi esse o sentimento com que saiu da última vez que o viu jogar ao vivo.
«Fui ver o último jogo [da Seleção Nacional] e fiquei um pouco frustrado. Ele podia fazer alguma coisa tantas vezes, mas deixa serem os outros a fazer», acrescenta.
31 março 2025, 21:48
Antigo extremo recordou episódio em conversa com Rio Ferdinand
Em sentido contrário, Nani elogiou Geovany Quenda, que se estreou esta época pelo Sporting e que em 2026 vai mudar-se para o Chelsea, clube que já o contratou.
«Há um miúdo no Sporting, o Quenda, com 17 anos e é inacreditável. Tem energia, tem velocidade, ele pode melhorar a capacidade física, mas é um jogador muito inteligente. Muito maduro», descreve, comentando as diferenças para o que um jogador era quando era jovem.
«Sabes aquilo que nós não tínhamos no passado? Ele sabe jogar em equipa, quando deve acalmar e acelerar o jogo. Claro que pode melhorar na finalização e ser mais consistente, porque também remata muito bem, sabe fintar, é magrinho, mas um jogador fantástico e tem atitude certa», realça.
19 março 2025, 22:04
Leões e ingleses já concluíram os negócios do extremo (€52,1 M) e do médio (22,3 M) e revelam detalhes através de comunicado enviado à CMVM
Ferdinand perguntou ainda se o Manchester United perdeu uma boa oportunidade de contratar um jogador de topo, uma vez que o jogador já assinou pelo Chelsea, e Nani não deixou margem para dúvidas.
«Eu acho que sim. Não há jogadores como ele com 17 anos. Por que razão o Chelsea o contratou? Porque sabem isso. É difícil ter este tipo de jogadores agressivos com bola, a levar jogo para a frente a criar perigo na área. E que quando vê que não tem espaço para arriscar ele, sabe acalmar e jogar com a equipa. É mesmo um jogador fantástico», finalizou.