Sporting: «Catamo é um desequilibrador»
Litos, treinador e antigo jogador do Sporting (Rui Raimundo/ASF)

Sporting: «Catamo é um desequilibrador»

NACIONAL23.10.202309:00

Litos, treinador e antigo jogador do Sporting, aceitou o repto de A BOLA para falar sobre o jogador leonino, que diz acompanhar desde que, aos 17 anos, chegou à seleção de Moçambique

Geny Catamo já foi utilizado por Rúben Amorim em todos os jogos desta temporada. Acha que está preparado para assumir a titularidade?

– Acompanho o Catamo desde os seus 17 anos, altura em que chegou à seleção principal de Moçambique, onde foi sempre um jogador ofensivo. Agora, no Sporting, vive nova realidade, em que fomos percebendo que tinha algumas limitações no processo defensivo, mas tem evoluído e tem agradado muito. Teve um ou outro jogo em que não esteve tão bem, também devido à sua idade e às suas características no um para um. Teria de aprender a dividir o seu jogo em termos individuais e coletivos e, diga-se, tem melhorado nesse aspeto. Nalguns lances até era egoísta, como por exemplo o jogo na Áustria [com o Sturm Graz], em que perdeu muitos lances, quando podia ter feito mais combinações com os colegas. Por acaso estava ansioso por ver o Geny Catamo numa posição mais avançada no Sporting, tal como em Moçambique que joga como segundo ponta de lança ou nos corredores mais em terrenos avançados, e digo que nos últimos dez minutos do jogo com o Olivais e Moscavide superou as minhas expectativas. Faltava-lhe marcar um golo pela equipa principal, já tinha marcado na B, isso transmite-lhe confiança. Fico feliz por vê-lo a jogar na frente, teve muito à vontade a jogar de costas para a baliza.

– O facto de ter papel fulcral na seleção de Moçambique reflete-se na sua atuação de leão ao peito? 

– Teve fases em que a seleção foi-lhe dando confiança para ultrapassar momentos menos bom no Vitória de Guimarães e no Marítimo. Em Moçambique é muito acarinhado pelos adeptos e o selecionador, Chiquinho Conde, reconhece-lhe as capacidades que estão à vista de todos. O que faz no Sporting passa por ser aquilo que tem na seleção, logo, a confiança é redobrada e vimos momentos de excelência num lado e no outro. O facto de Rúben Amorim o poder aproveitat para fazer várias posições também é muito bom.

– É certo que será chamado ao CAN. O_que é que isso pode significar para o Sporting? 

– Catamo e Diomande são dois jogadores imprescindíveis para Moçambique. Nesta fase, é sempre mau para o Sporting, não vejo o CAN como forma de valorização. Vai penalizar o Sporting, que perde dois jogadores que atravessam momento extraordinário. Mas, desde o início da época que o Sporting preparou-se para isso. 

– Catamo está prestes a prorrogar contrato com os leões. É um grande voto de confiança? 

– Tem sido uma forma extraordinária e justa da Direção de Frederico Varandas valorizar os jogadores. Serem justos consoante a evolução dos atletas e, consequentemente, aumentar-lhe os ordenados. É justo e merecido. Ao contrário de outros clubes, o Sporting tem conseguido, antecipadamente, ser justo nesse sentido. E, diga-se, o Catamo merece ser aumentado pela sua capacidade e progressão. 

Sporting vai aumentar o ordenado a Geny Catamo

6 outubro 2023, 22:00

Sporting vai aumentar o ordenado a Geny Catamo

Está num patamar muito baixo na folha de vencimentos, aumento vai ser substancial; renovação do contrato deve ser até 2028; entrou para a segunda parte e ajudou o leão a reverter a tendência do jogo com a Atalanta;

– Pelo seu conhecimento do jogador, que pontos fortes e fracos lhe aponta?

– A posição em que mais tem sido utilizado é como ala/lateral direito, apesar de ser canhoto, foi tendo algumas dificuldades defensivas, ainda não está no seu melhor, mas tem a capacidade de ser, tal como se viu no jogo da Taça de Portugal, uma ou duas vezes, aquilo que o Sporting não tinha desde as saídas de Nuno Mendes e Pedro Porro, que é quando está a ser pressionado na sua área, um jogador da linha defensiva conseguir quebrar a pressão. Ultrapassa o adversário direto e cria caos na defesa contrária. É um desequilibrador. No meio-campo defensivo do adversário acelera e tem grande facilidade de drible. É um finalizador com qualidade, algo que ainda não tinha mostrado no Sporting, ao contrário do que acontece na seleção de Moçambique, em que tem feito grandes golos e assistências.