Sporting vai aumentar o ordenado a Geny Catamo
Está num patamar muito baixo na folha de vencimentos, aumento vai ser substancial; renovação do contrato deve ser até 2028; entrou para a segunda parte e ajudou o leão a reverter a tendência do jogo com a Atalanta;
Aos 22 anos, Geny Catamo está finalmente a afirmar-se no Sporting. A excelente exibição que fez contra a Atalanta mereceu aplausos das bancadas e é mais um fator a justificar a renovação de contrato. As conversas estão em marcha, nesta altura sobre o aumento salarial. É que o extremo está num patamar muito baixo na folha de vencimentos da administração leonina e por isso vai ser aumentado. Quanto aos anos a acrescentar ao contrato que termina em junho de 2025, tudo indica que serão mais três, ou seja, o moçambicano passará a estar ligado aos leões até 2028.
Depois de uma primeira parte de sufoco com a Atalanta a encostar o Sporting às cordas e a levar os leões para o intervalo a perder por 0-2, Rúben Amorim laçou para o ataque Marcus Edwards e Geny Catamo. O inglês mexeu com o jogo mas o moçambicano também e aos 78’, já com o marcador em 1-2, até podia ter empatado, não fosse a bola embater no poste da baliza de Musso numa jogada em que apareceu isolado na cara do guarda-redes argentino. A exibição do extremo — e a jogar como extremo e não como lateral — mereceu elogios e aplausos. E reforça também razão para a renovação do contrato do moçambicano, que termina em junho de 2025.
As conversas para o prolongamento do vínculo de Catamo estão já em marcha, como A BOLA adiantou no dia 23 de setembro, e vão contemplar também um aumento salarial. No que diz respeito ao ordenado, que está num dos mais baixos patamares do plantel, deve passar para um dos setores intermédios, podendo chegar aos 500 mil euros brutos por temporada. No que respeita aos anos, devem ser acrescentado mais três, até 2028. Ou seja, o moçambicano passará a estar ligado aos leões durante mais quatro épocas e meia, o que resta da atual até 2027/2028. A cláusula de rescisão de €45 milhões também deve subir para os 60 milhões de euros.
A percentagem do passe
Em andamento está também o processo que vai permitir ao Sporting adquirir os 75 por cento do passe de Catamo que ainda pertencem ao Amora — os moçambicanos da Academia Black Bulls, onde Geny se formou, terão depois direito a percentagem do que o clube da Margem Sul receber. O moçambicano assinou contrato profissional com o Sporting em setembro de 2020 depois de ter passado a época 2019/2020 na Academia em regime de empréstimo, foi depois cedido pelos leões a V. Guimarães e Marítimo e esta pré-temporada convenceu Amorim a ficar com ele no plantel principal. E convenceu também a administração a adquirir a totalidade do passe, agora mais caro, porque o prazo para fazê-lo por €600 mil já foi ultrapassado.