«Seriedade do treinador português tem feito a diferença no futebol brasileiro»
André Cruz, antigo central do Sporting e da seleção do Brasil, Foto CARLA CARRIÇO

ENTREVISTA A BOLA «Seriedade do treinador português tem feito a diferença no futebol brasileiro»

NACIONAL11.04.202408:30

Sucessos de Jorge Jesus e Abel Ferreira têm explicação e não surpreendem André Cruz; quanto a jogadores, ainda prefere os compatriotas

— Como tem observado o sucesso dos treinadores portugueses no Brasil? Primeiro foi Jorge Jesus no Flamengo, depois Abel Ferreira no Palmeiras, mas há muitos mais a trabalhar em clubes importantes.

— Acredito muito que é a seriedade, a mentalidade, a cultura do europeu. E tenho uma ideia desde o tempo em que Miguel Ribeiro Teles era dirigente do Sporting. Ele queria montar uma academia, um clube de formação dentro do Brasil, para captar jogadores jovens e depois aos 18 anos poderem ser escolhidos para o Sporting. Caso contrário, cresceriam dentro do clube de formação e seriam negociados aqui no Brasil. Desde esse momento sempre visualizei os treinadores portugueses nessa formação. Um português que implante mentalidade e cultura europeia é muito importante para o desenvolvimento do jogador brasileiro. Muito fácil por causa da língua e da cultura.

— E quanto aos jogadores portugueses?

— Apesar dos jogadores portugueses estarem em todo o mundo, acredito que o brasileiro ainda é tecnicamente o mais forte do mundo. E é o que faz a diferença do grande jogador brasileiro para os outros jogadores, o contacto com a bola, a irreverência, a individualidade, essa falta de cumprimento do esquema tático que o europeu tanto impõe. Isso faz diferença, pois se você está mecanizado para fazer apenas aquilo, fica mais fácil para o adversário marcá-lo, porque você só faz aquilo. E essa irreverência do futebol brasileiro, de, por vezes, dar aquela escapadela, acaba complicando a vida do adversário. Mas eu acho que a cultura e a seriedade do português vem fazendo essa diferença dentro do futebol brasileiro, é por isso que os portugueses estão comandando o futebol brasileiro.