Sérgio Vieira enaltece crescimento do Famalicão: «Está no caminho certo»
Técnico do Estrela da Amadora elogiou o conjunto minhoto que orientou há cinco épocas e será adversário dos tricolores no desafio deste domingo, no qual espera levar a melhor
O Estrela da Amadora enfrentará, este domingo (18 horas), um desafio de qualidade trazido pelo Famalicão, atual oitavo classificado da Liga e uma das equipas em melhor momento na competição. Na antevisão dos tricolores à partida, o técnico Sérgio Vieira assumiu essa realidade e mostrou total respeito pelo adversário, pelo qual demonstrou admiração e deixou elogios ao trabalho que tem desenvolvido nos últimos anos.
«Vem num processo de sustentabilização do seu projeto de há várias temporadas para cá e está no caminho certo para o que são os aspetos de maior qualidade dentro da gestão de um clube», identifica , num reconhecimento sobre a evolução que o Famalicão tem representado desde que o próprio Sérgio Vieira passou pelo comando técnico dos minhotos em 18/19, então na Liga 2.
Apesar do respeito evidenciado pelo seu treinador, que certamente se estenderá a todo o grupo, o Estrela mira a possibilidade de chegar ao nono lugar da tabela e lutará pela conquista dos três pontos. Ainda assim, a eventualidade de chegar a meio da tabela não é encarada por Sérgio Vieira como um fator adicional de motivação, apontando o seu foco para a evolução constante independentemente da classificação ocupada.
«Os jogadores transformarem-se, a equipa transformar-se, evoluírem a cada etapa face a cada momento, sempre, esses sim são os ingredientes especiais que temos de trazer sempre na nossa preparação», assinalou, ao invés.
Para o técnico, o importante está na mudança de chip e na capacidade de entender a transição entre momentos como a Taça de Portugal, prova na qual defrontaram e venceram o Vila Meã na última semana (1-0), e o regresso à Liga.
«São provas diferentes. Uma coisa são as características da Taça, outra coisa são as características do jogo do campeonato e deste jogo. Temos de ser capazes de ganhar qualquer tipo de jogo no campeonato», propõe, com ambição.
Por fim, relativamente aos jogadores ausentes e eventualmente recuperados para a partida, Sérgio Vieira preferiu não abrir o jogo até porque nos últimos encontros utilizou elementos diferenciados e retirou ilações positivas da generalidade das opções testadas.
«Uma das virtudes que a liderança tem de ter é o ajustar até à última hora e os jogadores também têm de estar preparados. Isso também diz muito sobre o perfil humano e mental de um jogador», referiu, satisfeito com a resposta que tem sido apresentada pelo plantel.