Arsenalistas venceram o Vizela por 3-1, ficaram no segundo lugar à condição e foram para o terceiro com o empate do Benfica na Luz
O SC Braga venceu o Vizela por 3-1, no jogo inaugural da 13.ª jornada da Liga Portugal. Banza bisou para o lado dos arsenalistas, ao passo que Essende fez o golo de honra para os vizelenses. Esta foi a quarta vitória seguida para o campeonato da equipa de Artur Jorge, que chega a este registo pela primeira vez esta temporada.
A primeira parte começou com o Vizela mais forte, a procurar inaugurar o marcador nos primeiros minutos, com ataques rápidos que não permitiam ao Braga reagir. A equipa da casa testou algumas vezes Matheus, sem ter conseguido, no entanto, inaugurar o marcador. À passagem do minuto 13, o Vizela sofre o primeiro revés, com a saída de Nuno Moreira: o extremo vinha sendo um dos elementos que mais perigo criava, mas acabou por sair com queixas no joelho, dando lugar a Jardel. Dois minutos depois, e contra a toado do jogo, o Braga fez o primeiro tento do encontro, por intermédio de Banza.
Até ao final da primeira parte, as duas equipas foram tentando explorar os espaços que o adversário abria no meio-campo, sem que nenhuma tenha conseguido voltar a mexer no resultado. O Vizela, que começou mais forte, não conseguiu recuperar a forma que evidenciou após a saída de Nuno Moreira e o golo de Banza; já o SC Braga, embora tenha tido mais posse de bola e chegado mais vezes à baliza de Buntic, não voltou a conseguir criar verdadeiro perigo.
O início da segunda parte foi um reflexo da primeira: Vizela a entrar mais forte, a chegar mais vezes à baliza adversária e a criar mais perigo, mas o Braga, na primeira ocasião que teve, marcou o segundo do encontro. Banza bisou na partida, fazendo o 13º golo para o campeonato, consolidando a liderança na tabela dos melhores marcadores (mais quatro que Gyokeres, segundo lugar). O Vizela não baixou braços, continuou à procura do golo e foi recompensado quando, aos 72, Essende marcou de cabeça após canto batido por Samu.
No entanto, o golo tardio mostrou-se insuficiente para os vizelenses arrecadarem pontos preciosos que permitam afastar o cenário de relegação. Já no tempo de compensação, Bruma sentenciou o encontro, ao rematar quase do meio-campo e fazer o terceiro de baliza aberta – Buntic havia subido no terreno, momentos antes, para tentar ajudar o Vizela a empatar o jogo.
Com este resultado, o SC Braga chega ao segundo lugar da Liga, ultrapassando o FC Porto na classificação e igualando o Benfica com 29 pontos – embora à condição, uma vez que os dois ainda não entraram em campo nesta jornada. Já o Vizela afunda-se no penúltimo lugar do campeonato, com 10 pontos.
Veja os lances mais pertinentes e as incidências do jogo abaixo!
Termina a partida!
Braga vence o Vizela por 3-1, e sobe ao segundo lugar da Liga.
Resumo do jogo:
90+6' - Golo de Bruma! O internacional português faz o terceiro para o Braga, de baliza aberta, sentenciando o encontro!
Golo do Braga!
O árbitro dá seis minutos de compensação.
87' - Vizela com audácia, a tentar recuperar e levar pelo menos um ponto desta partida.
O árbitro ainda foi ao VAR confirmar se havia alguma ilegalidade, mas acaba por validar o golo.
72' - No seguimento da jogada anterior, o Vizela faz finalmente o primeiro da sua conta! Na sequência de um canto, Essende marca de cabeça.
Golo do Vizela!
71' - Como assim? Que perdida incrível do Vizela! A equipa da casa tinha tudo para fazer o golo, mas falha glamorosamente!
68' - Ricardo Horta corre cerca de 20 metros com a bola, mas falha isolado em frente à baliza.
66' - Remate de Ricardo Horta, que sofre um desvio e dá canto para o Braga.
62' - Vizela vai tentando reagir, mas os arsenalistas estão a fechar as linhas com muito sucesso.
Balde de água fria para o Vizela, que vinha sendo mais perigoso.
56' - Golo do Braga! Cruzamento para a área e Banza a marcar de cabeça e a bisar na partida. E vão 13 no campeonato!
Golo do Braga!
55' - Grande susto para o Braga! Vizela está a aproximar-se cada vez mais da baliza, e o golo esteve muito perto! Remate forte de Tomás Silva, mas Matheus atento.
48' - Vizela a começar a segunda parte da mesma forma que a primeira: mais perigoso que o Braga, a conseguir chegar com sucesso à área adversária, mas sem conseguir balançar as redes.
Começa a segunda parte!
Braga arranca a segunda parte em vantagem.
Substituição ao intervalo, sai Alvaro Djaló e entra Bruma.
O Braga vai vencendo o encontro por uma bola a zero nos primeiros 45 minutos.
44' - Com a primeira parte quase a acabar, o jogo continua muito dividido. O Braga vai tendo mais posse de bola e chegando mais perto da baliza adversária, mas o Vizela, sempre que consegue, tenta furar a pressão do Braga e chegar à baliza de Matheus. No entanto, o perigo que a equipa da casa criou no início da partida não mais se viu depois da saída de Nuno Moreira e do primeiro golo do Braga.
33' - Diogo Nascimento a ameaçar Matheus! O remate sai frouxo, mas o Vizela acorda novamente, e chega à baliza do Braga.
29' - Ricardo Horta a tentar o remate de longe, mas defesa fácil para Buntic. Os últimos dez minutos têm sido muito divididos pelos meio-campos de ambas as equipas, com o Braga talvez mais perigoso e a chegar mais vezes à baliza adversária. No entanto, o segundo golo da partida não tem estado à vista.
O Braga agora mais confortável no jogo. A equipa de Vizela acusou o golo, e está a ter dificuldades em voltar ao encontro.
19' - Zalazar a rematar com força de fora da área, mas a bola é desviada para canto.
É o 12º golo de Banza, reforçando a liderança na lista dos melhores marcadores do campeonato.
15' - Marcador inaugurado, marca o Braga! Banza encosta para o primeiro do encontro, contra a toada do jogo. O Vizela vinha sendo mais perigoso, mas sofre assim o segundo revés da partida, depois da substituição forçada de Nuno Moreira.
Golo do Braga! É de Banza!
13' - Confirma-se a lesão de Nuno Moreira, que é substituído por Jardel.
10' - Nuno Moreira em dificuldades no chão, com queixas no joelho, depois de um cruzamento com muito perigo que culminou num remate de Tomás, bloqueado pela defesa do Braga.
9' - Jogada perigosa para o Vizela, que está muito mais acutilante neste início de partida. A equipa da casa já entrou várias vezes na área adversária com a bola. O Braga está com alguma dificuldade em conseguir afastar o perigo.
6' - Remate perigoso do Vizela! Tomás Silva a testar Matheus com um remate de primeira. A bola a chegar com alguma facilidade à área do Braga.
5' - O Braga a começar, aos poucos, a ganhar e manter a posse de bola. Partida ainda muito morna, com as duas equipas a tentarem explorar os espaços no meio-campo.
2' - Entrada forte da equipa da casa, que já testou Matheus!
Banza é atualmente o melhor marcador do campeonato, com 11 tentos (mais dois que Gyokeres, em segundo lugar). O avançado do Braga vai conseguir faturar hoje?
Boa tarde! Acompanhe connosco, minuto a minuto, as incidências do jogo que opõe o Vizela ao SC Braga, num jogo a contar para a 13ª jornada da Liga Portugal. A partida começa às 15:30 horas no Estádio do Futebol Clube de Vizela.
O Vizela ocupa a penúltima posição da tabela, e a conquista dos três pontos, esta tarde, seria como uma botija de oxigénio para o clube treinado por Pablo Villar. Com 10 pontos em doze jogos, a equipa minhota vai-se afundando cada vez mais nas posições do fundo.
Por outro lado, o Braga ocupa o 4º lugar com 26 pontos, e sabe que uma vitória esta tarde permite ao clube igualar o Benfica no 2º lugar e ultrapassar o FC Porto (3º), ainda que de forma provisória.
Leia a antevisão do jogo, em detalhe, no artigo abaixo.
Vizelenses recebem arsenalistas esta sexta-feira, a partir das 15.30 horas; formação de Pablo Villar quer sair da zona de descida; turma de Artur Jorge de olho no pódio, antes da partida decisiva em Nápoles, para a Liga dos Campeões