SC Braga já negoceia Daniel Sousa para render Artur Jorge
Antigo central despede-se em Portimão e viaja depois para o Brasil. Sucessor deve estar em Arouca
Com Artur Jorge de saída para o Botafogo, o SC Braga já está a negociar o sucessor, e o eleito é Daniel Sousa, atual treinador do Arouca. O acordo ainda não está fechado, mas o presidente dos arsenalistas, António Salvador, avançou de imediato para um técnico que já estava referenciado, conforme A BOLA já tinha dado conta.
No que diz respeito a Artur Jorge, a saída imediata resulta de um acordo para treinar o Botafogo, do Brasil. O técnico de 52 anos fará a despedida no jogo com o Portimonense, que fecha a 27.ª jornada da Liga, na segunda-feira.
Artur Jorge viaja para o Rio de Janeiro no dia seguinte, e à sua espera tem um contrato válido por duas épocas. O SC Braga encaixa uma verba a rondar os três milhões de euros para libertar o técnico, que tem uma cláusula de rescisão de dez milhões.
O Botafogo e Artur Jorge estão felizes com o desfecho, e o técnico é aguardado com expectativa no Brasil, onde enfrentará logo a Taça Libertadores. Fábio Matias, técnico interino, ainda comandará a equipa na receção ao Junior Barranquilla, da Colômbia, no próximo dia 3 de março, mas o português já estará no banco na visita à Liga de Quito, do Equador, no dia 11.
Para já, Artur Jorge está focado na visita ao Portimonense, com o objetivo de fechar o ciclo com um triunfo. O SC Braga também mantém o silêncio relativamente à saída do técnico, com o intuito de manter o foco do plantel no encontro de segunda-feira, tanto quanto possível.
Antigo capitão do emblema minhoto, Artur Jorge vai fazer o 104.º jogo no papel de treinador. Depois de uma primeira passagem, em 2020, regressou à equipa principal dois anos depois, e já este ano conquistou a Taça da Liga.
O antigo central já tinha sido sondado pelo Spartak de Moscovo, mas acabou por recusar a abordagem do emblema russo. Nessa altura, porém, o presidente do SC Braga, António Salvador, já tinha pensado em Daniel Sousa para a sucessão. Valorizado pelo trabalho no Gil Vicente, na época passado, e sobretudo pela recuperação conseguida no Arouca, na presente campanha – após vários anos a trabalhar como adjunto de André Villas-Boas -, o técnico de 39 anos pode agora regressar ao Minho.
Curiosamente, a próxima jornada da Liga, a 28.ª, contara com um duelo entre SC Braga e Arouca, agendado para 6 de abril.