SC Braga: ganhar é o caminho mais simples para o pódio
Guerreiros garantem 3.º lugar com duas vitórias nas últimas jornadas; empate em Guimarães pode bastar, mas complica contas; duas derrotas podem atirar equipa para o quinto posto
Com duas jornadas restantes, o SC Braga é um dos clubes que ainda tem muitas contas para fazer e que pode acabar em três posições distintas. A somente um ponto do terceiro lugar e ainda com o confronto direto com o FC Porto, em casa, na última ronda do campeonato, o caminho mais simples para atingir o pódio é vencer estes dois encontros.
Este sábado há dérbi com o rival Vitória de Guimarães, fora, e um triunfo ou um empate garantem automaticamente o 4.º lugar aos guerreiros. Em caso de igualdade - se os dragões vencerem o dérbi com o Boavista -, ainda continua a ser possível atingir o 3.º posto, mas para isso, o SC Braga terá de vencer o FC Porto, na Pedreira, por uma diferença de três golos, já que na 1.ª volta, no Estádio do Dragão, perdeu por 0-2.
Em caso de derrota fica dependente do resultado dos azuis e brancos, mas também fica à mercê dos conquistadores. Ou seja, se os arsenalistas forem derrotados no duelo minhoto, o V. Guimarães coloca-se a apenas dois pontos de distância. Assim, caso o SC Braga seja derrotado pelos dragões na última ronda e os vimaranenses triunfem em Arouca, a equipa interinamente orientada por Rui Duarte pode mesmo terminar a temporada 2023/24 na 5.ª posição da tabela classificativa.
Por entre estes cenários, o objetivo claramente assumido pelo clube e pelo treinador, de 45 anos, desde que chegou ao comando da equipa principal é o de terminar no pódio. Algo perfeitamente legítimo e alcançável, até porque o SC Braga depende exclusivamente de si próprio para atingir tal proeza, pois ‘basta’ vencer os dois jogos restantes de uma temporada em que somou um título para o seu palmarés, com a conquista da Taça da Liga.
Na luta pelo terceiro lugar da Liga, os adeptos bracarenses reforçaram a crença na equipa para o dérbi frente ao Vitória de Guimarães, este sábado às 20.30 horas, pois esgotaram os bilhetes a si destinados. O SC Braga vai contar com o apoio de 1.600 adeptos que nem deixaram os ingressos pousar nas bilheteiras. Primeiro ‘voaram’ em menos de 24 horas os 1.100 bilhetes cedidos aos visitantes e em duas horas desapareceram os 500 destinados à ZCEAP (Zonas com Condições Especiais de Acesso e Permanência de Adeptos).
Tudo esgotou em poucas horas e o clube ainda vai disponibilizar transporte, com autocarros a um preço unitário de cinco euros, para que possam deslocar-se para Guimarães todos juntos e com maior segurança.