SC Braga: Desempatar as contas da Taça de Portugal
SC Braga e Portimonense encontram-se empatados nos duelos da Taça. Foto: IMAGO
Foto: IMAGO

SC Braga: Desempatar as contas da Taça de Portugal

NACIONAL23.11.202321:25

Em quatro encontros na prova Rainha, SC Braga tem duas vitórias e duas derrotas; Bracarenses não perdem com o Portimonense há 18 jogos ; Último confronto resultou em goleada (6-1)

O jogo de sábado, às 15.30 horas, da 4.ª eliminatória da Taça de Portugal, vai servir para desempatar as contas entre SC Braga e Portimonense, no que às eliminações entre ambos diz respeito. 

Num histórico de quatro confrontos na prova Rainha, os bracarenses avançaram em dois e ficaram pelo caminho em outros dois. O SC Braga venceu em 2006/07 (4.ª eliminatória), em casa, por 5-2 e também em 1954/55 (16-avos), fora, por 3-1 após prolongamento. As derrotas surgiram em 1973/74 (4.ª eliminatória), em casa, por 0-1 e na longíqua temporada de 1947/48 (oitavos-de-final), fora, por 0-3.

Apesar do empate nos embates para a Taça de Portugal, os confrontos mais recentes são, claramente, favoráveis aos bracarenses, pois não perdem com os algarvios há 18 jogos, desde 1989/90 na jornada 26 da Liga, numa deslocação a Portimão (0-1). 

Desde então, são 15 triunfos para os minhotos e três empates. Sendo que duas das igualdades foram registadas no Algarve, ambas para o campeonato e a restante aconteceu em Braga para a fase de Grupos da Taça da Liga. 

Nos últimos cinco encontros, o SC Braga venceu todos e o de há apenas três semanas teve contornos de goleada. Na 10.ª jornada do Campeonato Nacional, a 4 de novembro, a equipa de Artur Jorge venceu por 6-1, mesmo tendo saído para o intervalo a perder por 0-1. Essa 1.ª parte foi realmente mal conseguida por parte dos arsenalistas que, acima de tudo, demonstraram fragilidades no momento defensivo das bolas paradas. O segundo tempo, acabou por ser demasiado forte, expondo as debiliidades do Portimonense.

Recorde-se que o SC Braga tem conseguido alcançar fases adiantadas da Taça de Portugal nas últimas temporadas - nos últimos dez anos somou duas meias finais e quatro finais, ganhando duas -, sendo que em maio passado esteve mesmo no estádio do Jamor, tendo perdido a final da prova para o FC Porto (0-2).