Cobiça pelo ponta de lança é cada vez maior e números continuam a subir; Salvador vai resistindo, mas a (mais que provável) saída do goleador vai rechear cofres da SAD; negociações de pé
França, Itália, Inglaterra e Catar. É destes países que chega a cobiça por Simon Banza. Os gauleses do Marselha são os mais sérios candidatos à contratação do ponta de lança do SC Braga, mas a concorrência é (muito) forte, não só no plano desportivo, como também financeiro.
Internacional congolês é um dos nomes referenciados pelo emblema gaulês; arsenalistas só ouvirão propostas a partir dos 15 milhões de euros; goleador também tem mercado na Alemanha e em Itália
E olhando aos números, este tipo de corrida até acaba por beneficiar, no plano teórico, o emblema arsenalista. Porque quando a concorrência é grande, maior se torna o poder negocial de quem vende. Ou pode vender, neste caso. Porque, em bom rigor, Simon Banza ainda é jogador do SC Braga. Sendo certo que, convenhamos, a sua saída ainda durante este defeso é (mesmo) o cenário mais provável.
Mas falar em poder negocial é falar em… António Salvador. Como é do conhecimento público, o líder da SAD bracarense é um osso duro de roer e consigo à mesa das negociações os interesses do SC Braga são sempre devidamente salvaguardados.
Líder da SAD bracarense não esconde que o ponta de lança franco-congolês ainda poderá sair neste mercado, mas, até à data, «ainda não houve nenhuma proposta que satisfizesse os interesses do SC Braga e do jogador»; mudança de paradigma na construção do grupo de trabalho que garante estar «praticamente fechado»
Olhando também à cláusula de rescisão do internacional congolês, a cúpula diretiva dos guerreiros do Minho tem ainda mais margem: 40 milhões de euros. E talvez por isso a última proposta que chegou à cidade dos arcebispos tenha sido considerada insuficiente. A BOLA sabe que os números alvitrados ultrapassaram os 15 milhões de euros e nem essa verba foi suficiente para convencer Salvador. Mas essa proposta continua a ser trabalhada e é muito provável que seja melhorada pelo emblema pretendente. Começou nos 15 milhões de euros, subiu ligeiramente, mas ainda vai ser aumentada.
Acompanhe todas as transferências na nossa lista de mercado
Ainda de acordo com os dados apurados pelo nosso jornal, o Marselha continua na jogada, mas enfrenta os perigos de clubes ingleses e italianos. Isto sem esquecer o Al-Duhail, do Catar, que também terá os seus argumentos financeiros, mas cujo projeto desportivo não será tão sedutor para Simon Banza. Porque tendo a oportunidade de jogar na Ligue 1, na Premier League ou na Serie A, será pouco provável que o campeonato do Catar entre na rota do ponta de lança. A menos que os números façam mesmo toda a diferença…
O ponto de situação está feito e leva a uma conclusão muito simples: seja de forma direta ou com objetivos à mistura, a saída de Banza nunca deverá acontecer por menos de 20 milhões de euros. E até pode ser por mais…
A confirmar-se esta transferência, e mesmo com El Ouazzani e Roberto Fernández no plantel, não é de descurar que António Salvador vislumbre no mercado uma oportunidade de negócio para reforçar (ainda mais) o ataque.