BE questiona Governo sobre a bandeira da Palestina retirada do estádio do SC Braga
Bandeira foi exibida nas bancadas do Estádio do SC Braga

BE questiona Governo sobre a bandeira da Palestina retirada do estádio do SC Braga

NACIONAL27.07.202413:23

Em causa a intervenção da PSP no jogo entre os minhotos e os israelitas do Maccabi Tikva

Continua a polémica em torno da bandeira da Palestina retirada pela PSP das bancadas da Pedreira durante o jogo entre o SC Braga e os israelitas do Maccabi Petach Tikva, a contar para a primeira-mão da 2.ª pré-eliminatória da Liga Europa, que os minhotos venceram por 2-0.

Agora, foi a vez de o Bloco de Esquerda (BE) questionar o Ministério da Administração Interna, ao argumentar que «não há notícia de alguma bandeira da Ucrânia solidariamente exibida nestes contextos ter sido removida pelas forças e serviços de segurança», pelo que se trata de «uma clara violação da liberdade de expressão da adepta que a envergava».

Até porque «exibir a bandeira de um Estado, membro observador da Organização para as Nações Unidas, com missão diplomática em Portugal, em nada transgride as leis que regem os espetáculos desportivos», prosseguiu o partido.

E vai mais longe. «Não é tarefa das forças de segurança limitar a livre opinião das cidadãs e dos cidadãos, a qual está protegida pela Constituição da República», defendeu, exigindo saber de onde partiu a ordem e qual é a lei que está em causa na remoção da bandeira pela PSP.

Polémicas à parte, os minhotos preparam-se agora para a segunda-mão em Israel na próxima quinta-feira.