SC Braga: aposta em Gabri já começa a dar (excelentes) frutos
Extremo espanhol promete aumentar ainda mais as opções dos corredores ofensivos dos arsenalistas. (Foto: SC Braga)

SC Braga: aposta em Gabri já começa a dar (excelentes) frutos

NACIONAL19.07.202420:30

Extremo espanhol tem estado em evidência na pré-temporada e marcou três golos nos últimos quatro jogos; promete melhorar ainda mais os registos da época passada, no Mirandés; internacional sub-19

Chegou ao Minho envolvido na transferência de Abel Ruiz para o Girona, mas os dados que ficaram assentes no seu contrato com os arsenalistas revelaram, desde logo, que a aposta do SC Braga era forte: contrato de cinco temporadas e cláusula de rescisão de 50 milhões de euros.

Falamos de Gabri Martínez, jovem extremo, de apenas 21 anos, que está a deixar água na boca aos adeptos dos arsenalistas. As suas qualidades têm ficado bem patentes ao longo da pré-temporada, sendo que, nos últimos quatro encontros particulares, o internacional sub-19 espanhol apontou três golos – o último dos quais na passada quarta-feira, diante do Rayo Vallecano (2-2), tendo ainda feito uma assistência para o tento apontado por Ricardo Horta naquele que foi o jogo de apresentação dos minhotos aos seus sócios e adeptos.

Gabri cultiva Horta preenchida (crónica)

18 julho 2024, 22:40

Gabri cultiva Horta preenchida (crónica)

Extremo espanhol empatou e assistiu capitão para a reviravolta; Rodrigo Zalazar, que teve influência direta no primeiro golo, fruto de uma pressão alta que redundou em sucesso, encheu o campo; empate na reta final não deslustra exibição bracarense

E apesar da sua juventude, Gabri Martínez já tem um registo extremamente interessante de golos e assistências. Na época passada, ao serviço do Mirandés, clube da segunda divisão espanhola que representou por empréstimo do Girona, o extremo faturou por nove ocasiões, tendo ainda realizado cinco passes certeiros para os seus companheiros finalizarem. A sua importância nas dinâmicas do Mirandés foi de tal forma elevada que chegou ao final da temporada como um dos jogadores com mais encontros disputados (41), contabilizando um total de 3280 minutos. Neste registo, apenas foi superado por Sergio Barcia, que apesar de ter feito o mesmo número de jogos, somou mais 100 minutos. E Gabri ainda terminou a temporada como o segundo melhor marcador da equipa, num ranking que foi liderado por Carlos Martín (15 golos).

Mas já em 2022/2023, na altura em representação do San Fernando, também por cedência do Girona, Gabri Martínez esteve em evidência, com 36 jogos, cinco golos e uma assistência.

Contas feitas, Daniel Sousa terá no espanhol (mais) um grande reforço para a temporada que agora se inicia. A concorrência para as alas do ataque promete ser feroz, mas Gabri está na luta por um lugar…