Oficial: Bright Arrey-Mbi assina por cinco épocas com o SC Braga (e fica com cláusula de rescisão milionária)
António Salvador, presidente da SAD arsenalista, apresentou o novo reforço dos guerreiros do Minho. (Foto: SC Braga)

Oficial: Bright Arrey-Mbi assina por cinco épocas com o SC Braga (e fica com cláusula de rescisão milionária)

NACIONAL17.07.202411:15

Jovem defesa-central alemão, que representava o Hannover, custa 6,2 milhões de euros aos arsenalistas; contrato até 2029 e cláusula de rescisão de 50 milhões de euros; será o dono da camisola 26 e começa amanhã a trabalhar às ordens de Daniel Sousa

Bright Arrey-Mbi já é oficialmente jogador do SC Braga.

O jovem defesa-central alemão, de apenas 21 anos, assinou por cinco temporadas com os guerreiros do Minho, sendo que a sua transferência custou aos cofres da SAD arsenalista 6,2 milhões de euros. O Hannover, emblema germânico que Bright Arrey-Mbi representava, reservou 10 por cento de uma futura venda do jogador. E a aposta do SC Braga no possante central é de tal ordem que no contrato ficou estipulada uma cláusula de rescisão milionária: 50 milhões de euros!

Bright Arrey-Mbi e António Salvador na altura da assinatura do contrato. (Foto: SC Braga)

Os valores do negócio, bem com a verba que ficou inscrita na cláusula de rescisão, dizem bem da aposta feita pelo SC Braga em Bright Arrey-Mbi, algo que, no fundo, vai ao encontro do currículo do jogador. Isto porque, apesar de ter apenas 21 anos, o jogador, nascido nos Camarões mas que tem dupla nacionalidade (inglesa e alemã) já apresenta dados extremamente revelantes no seu percurso.

Com formação feita, primeiro, em Inglaterra, em clubes de grande nomeada como Chelsea, Leicester, West Ham e Wolverhampton, o defesa-central rumou, depois, à Alemanha e a outro colosso mundial: o Bayern Munique. Nos bávaros completou o seu trajeto formativo e jogou maioritariamente na equipa B - onde chegou a ser colega do português Tiago Dantas -, mas teve o privilégio de jogar na elite do gigante de Munique e logo numa partida da Liga dos Campeões. Corria a época 2020/2021 quando Hans-Dieter Flick (na altura treinador do Bayern e agora técnico do Barcelona) lançou Bright Arrey-Mbi de início num encontro em Madrid, frente ao Atlético (1-1) - João Félix apontou o golo dos colchoneros, Thomas Muller empatou para os bávaros.

Na primeira metade da temporada seguinte, o defesa-central ainda continuaria ao serviço da equipa B do Bayern, sendo depois emprestado ao Colónia. Rumou, a meio da época 2022/2023, ao Hannover, clube onde esteve até à data e ao serviço do qual contabilizou 48 jogos.

O seu potencial ficou também bem expresso na carreira internacional, uma vez que Bright Arrey-Mbi soma já 11 internacionalizações pelas seleções jovens da Alemanha - sub-16 (uma), sub-17 (uma), sub-19 (cinco) e sub-21 (quatro).

O futuro será, então, em Portugal, mais concretamente ao serviço do SC Braga. Bright Arrey-Mbi é o novo dono da camisola 26 dos arsenalistas, sendo que, de informações apuradas por A BOLA, o jogador deslocou-se nos últimos dias à Alemanha para tratar de assuntos pessoais - no passado sábado havia estado nas bancadas do Estádio Municipal de Famalicão a assistir ao jogo particular entre o SC Braga e o Anderlecht -, mas amanhã já estará no Minho para realizar o primeiro treino às ordens de Daniel Sousa.

Notícia atualizada às 11.40 horas