Câmara de Esposende 'dá razão' ao SC Braga no processo do Complexo Desportivo de Fão
Complexo Desportivo de Fão tem estado na ordem do dia e motivou um comunicado da autarquia esposendense. (Foto: D. R.)

Câmara de Esposende 'dá razão' ao SC Braga no processo do Complexo Desportivo de Fão

NACIONAL16.07.202420:04

Em comunicado, autarquia imputa responsabilidades ao Clube de Futebol de Fão, que acusa de, «a partir de certa altura», passar a ter «uma agenda própria»

O SC Braga tinha comunicado, ontem, ter desistido do projeto que tinha em desenvolvimento para o Complexo Desportivo de Fão, anunciando, na ocasião, que tal facto se devia ao «incumprimento» do Clube de Futebol de Fão no que concerne ao licenciamento do complexo, e, já esta terça-feira, foi a vez de a Câmara Municipal de Esposende se pronunciar sobre esta matéria.

Também através de comunicado, a autarquia critica a atitude do Clube de Futebol de Fão e acaba por dar razão ao emblema bracarense. Na missiva, o Município lamenta a postura do Fão, clube que acusa de, a partir de determinada altura, responder a uma «agenda própria».

Leia o comunicado da Câmara Municipal de Esposende na íntegra:

«A Câmara Municipal Esposende informa que tudo fez para honrar os compromissos por si assumidos com o SC Braga – Futebol, SAD e o Clube de Futebol de Fão, vertidos no contrato promessa outorgado a 8 de novembro de 2018, relativo ao Complexo Desportivo de Fão. Apesar de todos os esforços encetados pela Câmara Municipal, a responsabilidade pela legalização do Complexo Desportivo cabia exclusivamente ao Clube de Futebol de Fão, não sendo possível à Câmara agir em seu nome ou substituí-lo nesse processo. De salientar que, no decurso do processo de licenciamento do complexo desportivo, constatou-se, a partir de certa altura, que o Clube de Futebol de Fão adotou uma agenda própria e, a partir desse momento, deixou de cumprir os compromissos assumidos, o que impediu a legalização do Complexo Desportivo de Fão em tempo útil. Como consequência dessa demora e na sequência do processo de execução movido contra o Clube de Futebol de Fão, o Complexo Desportivo foi vendido judicialmente, sem que a Câmara Municipal se pudesse opor. Contudo, a Câmara Municipal conseguiu, mesmo assim, assegurar a manutenção da cláusula de reversão, protegendo os interesses da comunidade de Fão e de Esposende. Lamentamos que, por motivos que nos são alheios, não tenham sido honrados os compromissos assumidos, relembrando que foi a direção do Clube Futebol Fão quem trouxe o SC Braga à Câmara Municipal, tentando, dessa forma, resolver um gravíssimo problema financeiro que haviam criado e que se arrastava há mais de uma década. A Câmara Municipal ficou entusiasmada com o projeto desportivo apresentado pelo SC Braga – Futebol SAD, que muito contribuiria para a promoção da prática desportiva com visibilidade nacional e, por essa via, para a promoção do território, respeitando o Clube Futebol de Fão e a sua história. Infelizmente nada disso se verificou e assim se perde uma oportunidade única e irrepetível para o engrandecimento da Vila de Fão e do Município. A Câmara Municipal ficará, agora, a aguardar por novos desenvolvimentos, por parte dos intervenientes neste processo, continuando a defender os seus interesses junto das instâncias judiciais, se assim se vier a verificar.»

Este processo ainda poderá fazer correr muito tinta nos próximos tempos, mas, tal como A BOLA já noticiou esta terça-feira, o Complexo Desportivo de Fão foi recentemente comprado pelo Leixões, com o clube de Matosinhos a prometer desenvolver o local e, tal como garantiu o presidente da SAD leixonense ao nosso jornal, catapultá-lo de «complexo desportivo para cidade desportiva».

Leixões adquire Complexo Desportivo de Fão

16 julho 2024, 14:46

Leixões adquire Complexo Desportivo de Fão

Emblema de Matosinhos investiu cerca de 1,5 milhões de euros na compra do estádio e dos terrenos circundantes; fundo brasileiro com entrada no capital social da SAD; projeto vai permitir treinos da equipa principal dos 'Bebés do Mar' e desenvolvimento do futebol de formação do Clube de Futebol de Fão; líder máximo dos matosinhenses explica tudo a A BOLA