SC Braga: Gabri Martínez começa a bater asas

NACIONAL25.03.202518:06

Extremo igualou o número de jogos que tinha realizado na época passada. Está a afirmar-se e já decide jogos. «Julgo que pode voar ainda mais», assume Matheus Pereira, que contra ele jogou em Espanha

Quando chegou à cidade dos arcebispos, poucos adeptos do SC Braga o conheciam. Mas Gabri Martínez foi percorrendo o seu caminho na nova realidade e, ao dia de hoje, já poderá afirmar convictamente que fez a escolha certa.

Formado no Girona, clube pelo qual chegou a contabilizar oito aparições na equipa principal, em 2021/2022, estava o emblema catalão no segundo escalão, Gabri representou, depois, San Fernando e Mirandés, até que esta época emigrou primeira vez e logo para uma realidade competitiva de elevada exigência.

A concorrência no Minho era feroz, mas a integração foi plena e os números já alcançados demonstram bem a importância que tem tido na equipa: 41 jogos, três golos e três assistências – foi decisivo na última jornada, ao apontar o tento do triunfo diante do Farense (1-0). Apenas Ricardo Horta (46), Roger Fernandes e El Ouazzani (ambos 44) têm mais jogos esta época. Elucidativo quanto à preponderância do espanhol.

Guerreiros sob pressão fizeram saltar a tampa ao aflito (crónica)

15 março 2025, 18:22

Guerreiros sob pressão fizeram saltar a tampa ao aflito (crónica)

Na luta pelo pódio e na luta pela permanência, foram os algarvios a pressionar durante muito mais tempo os minhotos. Tanta pressão resultou em nada, porque Hornicek defendeu e Gabri Martínez marcou depois de Carvalhal mexer. E no fim, os de Faro já nem tiveram fôlego para voltarem a ser o que foram sobretudo na primeira parte

A BOLA esteve à conversa Matheus Pereira, extremo brasileiro do Eibar e que defrontou Gabri Martínez quando o extremo representava o Mirandés. E o antigo adversário não tem dúvidas do salto dado pelo (agora) 77 dos arsenalistas.

Matheus Pereira representa o Eibar e defrontou Gabri Martínez na época passada, quando o espanhol estava ao serviço do Mirandés (Foto: IMAGO)

«Joguei duas vezes contra ele e pareceu-me ser um excelente jogador», começa por dizer o jogador do Eibar, equipa que até derrotou o Mirandés nos dois jogos da segunda liga do país vizinho em 2023/2024 – na partida da primeira volta, realizada a 5 de outubro de 2023, Gabri Martínez até foi o autor do golo solitário da sua equipa (1-3). O antigo internacional jovem pelo Brasil destaca a competitividade do referido campeonato e salienta que sair de lá para Portugal diz bem da qualidade ali existente: «A segunda liga espanhola é muito forte e tem grandes jogadores. Não me espanta que haja jogadores a darem o salto para o principal escalão do futebol português, como foi o caso do Gabri

Sendo uma cria do Corinthians, Matheus Pereira, atualmente com 27 anos, tem um currículo bastante relevante e que contempla passagens por Juventus e Empoli (ambos de Itália), Bordéus e Dijon (França), Barcelona B e Eibar (Espanha). Mas conhece bem a dimensão do SC Braga e projeta ainda mais sucesso ao antigo adversário: «Se o SC Braga o foi buscar é porque viu qualidade. O Gabri teve o mérito de fazer uma grande época em Espanha e merece estar no patamar em que está. E se já conseguiu esses registos no SC Braga, julgo que na próxima época, estando totalmente adaptado, pode voar ainda mais.»