Sub-17 Portugal vence Escócia e continua a sonhar com os 'quartos'
Portugal venceu a Escócia, por 2-1, na 2.ª jornada do Grupo C do Campeonato da Europa de sub-17, que se realiza na Hungria, e continua a sonhar com o apuramento para os quartos de final da competição.
Em bom rigor, pode dizer-que a Seleção Nacional cumpriu a sua 'obrigação', uma vez que a equipa das quinas tinha mesmo de conquistar os três pontos para continuar na luta pela qualificação.
E tudo começou a correr bem aos comandados de Filipe Ramos já que, logo aos 3 minutos, Olívio Tomé aproveitou uma intervenção menos feliz de Callan McKenna e rematou de pé esquerdo para o 1-0.
A superioridade lusitana foi ainda mais consubstanciada aos 20 minutos, quando Gonçalo Sousa, depois de assistido por Gil Martins, aumentou a vantagem.
A Escócia quase não incomodou Gonçalo Ribeiro durante toda a primeira parte, razão pela qual o 2-0 ao intervalo era até lisonjeiro para os britânicos.
Na etapa complementar, a toada manteve-se muito similar, com maior domínio português. Ainda assim, a eficácia esteve longe do desejável, com a Escócia a tentar, aqui e ali, chegar perto da baliza nacional. Fruto dessa crença, a seleção escocesa conseguiu mesmo reduzir a desvantagem: aos 88 minutos, Lennon Collony, com um belo remate de pé direito, à entrada da área, bateu Gonçalo Ribeiro.
A incerteza no marcador passou a ser, a partir daí, uma realidade, mas a verdade é que a equipa das quinas soube suster o ímpeto contrário e não mais passou por momentos de sobressalto, conseguindo, dessa forma, garantir o essencial, que era o triunfo.
Com esta vitória, Portugal passa a somar 3 pontos, igualando, provisoriamente, a Alemanha e a França no topo deste Grupo C. Germânicos e gauleses defrontam-se ainda este sábado (19 horas), sendo que para as aspirações lusitanas o ideal seria a vitória da Alemanha. Ou, no mínimo, o empate. Porque, em qualquer um desses dois cenários, Portugal dependeria apenas de si na última jornada, onde vai defrontar a França - terça-feira, às 14 horas.
Recorde o filme do jogo:
Final da partida! Portugal 2 Escócia 1.
Quatro minutos de tempo adicional mínimo concedidos à segunda parte.
88 minutos: Golo da Escócia! Cruzamento da esquerda de Bobby McLuckie, desvio impreciso de Diogo Sousa e Lennon Collony, à entrada da área, a rematar de primeira, de pé direito, para o fundo das redes de Gonçalo Ribeiro. 2-1.
87 minutos: Grande oportunidade para Portugal! Passe longo de Geovany Quenda e João Infante, já dentro da área, sem oposição, a rematar ao lado do poste direito da baliza de Callan MacKenna.
85 minutos: Substituição em Portugal, com a saída de Gonçalo Sousa para a entrada de João Infante.
81 minutos: Dupla substituição na Escócia, com as saídas de Josh Dede e de Ryan One, para as entradas de Gabriel Forsyth e de Lennon Connolly.
79 minutos: Cartão amarelo a Owen Hastie.
77 minutos: Substituição em Portugal, com a saída de Gonçalo Moreira para a entrada de Rodrigo Duarte.
76 minutos: Remate de longe de Gil Martins, forte, mas à figura de Callan MacKenna.
75 minutos: Cartão amarelo a Jacob Maclntyre.
73 minutos: Substituição na Escócia, com a saída de Mitchell Frame para a entrada de Bobby McLuckie.
72 minutos: Grande oportunidade para a Escócia! Ryan One conseguiu fugir à marcação dos centrais portugueses e rematou forte, à entrada da área, com a bola a sair por cima da barra da baliza de Gonçalo Ribeiro.
66 minutos: Remate de Martim Fernandes, já dentro da área, com a bola a sair muito perto da barra da baliza escocesa.
65 minutos: Novo remate de Geovany Quenda, agora de meia-distância, para defesa apertada de Callan MacKenna, que cedeu canto.
65 minutos: Passe longo de Tiago Parente e Geovany Quenda, já dentro da área, descaído para o flanco direito, a rematar forte, mas por cima.
64 minutos: Dupla substituição na Escócia, com as saídas de Rocco Friel e de Kyle Ure, para as entradas de Rudi Molotnikov e de Jacob Maclntyre.
64 minutos: Dupla substituição na Seleção Nacional, com as saídas de João Simões e de Olívio Tomé, para as entradas de João Teixeira e de Geovany Quenda.
60 minutos: Martim Fernandes cruzou do flanco direito e Olívio Tomé, ao segundo poste, cabeceou ligeiramente por cima da barra.
47 minutos: Cruzamento da esquerda de Tiago Parente e cabeceamento de Gonçalo Moreira ao lado do poste esquerdo da baliza escocesa.
46 minutos: Substituição em Portugal, com a saída de Martim Ferreira para a entrada de Diogo Sousa.
Início da segunda parte!
Portugal sai para o descanso com uma vantagem bastante interessante, uma vez que vai vencendo a Escócia por 2-0.
Os comandados de Filipe Ramos dominaram por completo os primeiros 45 minutos, ganhando quase todos os duelos individuais e, acima de tudo, demonstrando grande qualidade no processo de construção.
O facto de o golo inaugural ter surgido logo aos 3 minutos, quando Olívio Tomé aproveitou um desvio de Callan MacKenna após canto de Gonçalo Moreira e rematou de pé esquerdo para o fundo das redes escocesas, foi, naturalmente, um tónico importante para os jovens lusos, que, a partir daí, libertaram-se de quaisquer amarras que poderiam eventualmente ter depois do desaire diante da Alemanha, na ronda inaugural, e partiram para uma primeira parte de bom nível.
A supremacia lusitana voltou a ser reforçada aos 20 minutos, com Gonçalo Sousa, após receber um passe de Gil Martins, a desenvencilhar-se das oposições de Leyton Grant e de Callan MacKenna para, também de pé esquerdo, atirar para o 2-0.
O domínio português estava consubstanciado em dois golos de vantagem, algo que também foi inibindo cada vez mais a Escócia de poder reagir. O único remate enquadrado dos britânicos surgiu aos 28 minutos, quando Ryan One, à entrada da área, testou a atenção de Gonçalo Moreira.
Intervalo! Portugal 2 Escócia 0.
Quatro minutos de tempo adicional mínimo concedidos à primeira parte.
34 minutos: Cartão amarelo a Josh Dede.
28 minutos: Ryan One cavalgou alguns metros pelo corredor central, sempre com a bola controlada, e, à entrada da área, disferiu um remate na direção da baliza portuguesa, mas Gonçalo Ribeiro, bem colocado, agarrou com segurança.
24 minutos: Bela jogada de envolvimento ofensivo de Portugal e Gonçalo Moreira, já dentro da área, remata cruzado, mas ligeiramente ao lado do poste esquerdo.
20 minutos: Golo de Portugal! Erro da Escócia na primeira fase de construção, Gil Martins recuperou a bola ainda dentro da grande área escocesa, assistiu Gonçalo Sousa que, junto à marca de penálti, tirou Leyton Grant e Callan MacKenna do caminho e rematou de pé esquerdo para o 2-0.
7 minutos: Grande oportunidade para Portugal! Assistência de Gonçalo Sousa e Gil Martins, à entrada da área, a rematar de pé esquerdo ao poste da baliza defendida por Callan McKenna.
3 minutos: Golo de Portugal! Pontapé de canto cobrado por Gonçalo Moreira do lado esquerdo, Callan McKenna ainda conseguiu o desvio em cima da linha de golo, mas, na recarga, Olívio Tomé dominou com o peito e rematou de pé esquerdo para o 1-0.
2 minutos: Cruzamento da direita de Martim Fernandes, cabeceamento ao segundo poste de Olívio Tomé e remate de João Simões que foi desviado por um adversário para canto.
Início do jogo!
Tendo como termo de comparação o confronto da ronda inaugural, diante da Alemanha, o selecionador nacional promove três alterações na equipa titular: Tiago Parente rende Rayhan Momade no lado esquerdo da defesa, Gonçalo Sousa joga como ponta de lança em detrimento de Nuno Patrício, e Olívio Tomé assume o flanco esquerdo do ataque por troca com Geovany Quenda.
Escócia (onze inicial): Callan McKenna; Rocco Friel, Leyton Grant, Owen Hastie e Mitchel Frame; Lennon Miller, Kyle Ure e Bailey Rice; Josh Dede, Rory Wilson C e Ryan One
Suplentes: Rory Mahady, Ruari Ellis, Gabriel Forsyth, Ewan Simpson, Bobby McLuckie, Jacob Maclntyre, Rudi Molotnikov, Findlay Marshall e Lennon Connolly
Treinador: Brian McLaughlin
Portugal (onze inicial): Gonçalo Ribeiro C; Martim Fernandes, João Fonseca, Gonçalo Oliveira e Tiago Parente; Gil Martins, Martim Ferreira e João Simões; Gonçalo Moreira, Gonçalo Sousa e Olívio Tomé
Suplentes: André Moreira, Guilherme Gaspar, João Teixeira, Nuno Patrício, Rodrigo Duarte, Rayhan Momade, Diogo Sousa, Geovany Quenda e João Infante
Treinador: Filipe Ramos
Árbitro: David Smajc (Eslovénia)
Assistentes: David Gabrovec (Eslovénia) e Kyriakos Sokratous (Chipre)
4.º Árbitro: Lothar D'hondt (Bélgica)
Já há equipas oficiais!
O outro jogo deste Grupo C, entre França e Alemanha, realiza-se também este sábado, mas com apito inicial agendado para as 19 horas. Gauleses e germânicos dividem a liderança do grupo, ambos com 3 pontos, sendo que a equipa que ganhar ficará com as portas da fase seguinte completamente escancaradas.
Recorde-se que a Escócia também sofreu um desaire (1-3) na jornada inaugural, no embate com a França, pelo que também os britânicos quererão, com toda a certeza, vencer este duelo com Portugal para poderem estar dentro da matemática no que aos quartos de final da prova diz respeito.
A Seleção Nacional parte para este duelo dos escoceses 'obrigada' a vencer para continuar a sonhar com o apuramento para os quartos de final. Depois da pesada derrota sofrida diante da Alemanha (0-4), na 1.ª jornada, os comandados de Filipe Ramos vão dar tudo para somar os três primeiros pontos e, assim, chegarem à derradeira ronda - frente à França, na próxima terça-feira, às 14 horas - com as contas da qualificação totalmente em aberto.
Portugal defronta esta tarde a Escócia (14 horas), numa partida relativa à 2.ª jornada do Grupo C do Campeonato da Europa de sub-17, que decorre na Hungria. Como é habitual, A BOLA online vai contar-lhe tudo sobre a prestação dos jovens lusos na fase final da competição. Venha daí connosco, caro leitor. Está convocado e vai ser titular!
Boa tarde!