Sub-17 Portugal com derrota pesada na estreia do Europeu
Portugal entrou com o pé esquerdo na fase final do Campeonato da Europa de sub-17, que está a decorrer na Hungria. Os jovens lusos não resistiram ao poderio alemão e acabaram derrotados por números pesados (0-4).
A primeira parte esteve muito longe do real valor nacional, com os comandados de Filipe Ramos a acusarem a estreia na competição, e disso valeu-se a Alemanha, que cedo começou a assentar arraiais no meio-campo português para tentar tomar a dianteira do marcador.
Foi, pois, sem surpresa que os germânicos se adiantaram no marcador, com um golo de Noah Darvich (32'). Pouco depois, Almugera Kabar deu ainda mais conforto aos alemães.
Na etapa complementar, e pese embora tenhamos assistido a uma reação de Portugal, que conseguiu criar algumas situações de perigo junto da baliza de Max Schmitt, a verdade é que voltou a ser a Alemanha a demonstrar frieza absoluta na hora de atirar à baliza, e Robert Ramsak, que tinha sido lançado em jogo aos 54 minutos, a conseguir bisar no encontro (59 e 90+4'), consumou a goleada germânica.
Portugal tem agora de virar atenções para o encontro diante da Escócia, relativo à 2.ª jornada deste Grupo C, e que está agendado para as 14 horas do próximo sábado. Um triunfo diante dos escoceses é crucial para que Portugal possa chegar à última ronda - diante da França, na próxima terça-feira, também às 14 horas - a poder depender apenas de si para conseguir o apuramento para os quartos de final da competição.
Recorde o filme do jogo:
Final da partida! Portugal 0 Alemanha 4.
90+4 minutos: Golo da Alemanha! Remate cruzado de Paris Brunner para excelente defesa de Gonçalo Ribeiro, mas, na recarga, Robert Ramsak, no sítio certo, à ponta de lança, encosta para o fundo das redes da baliza nacional. 0-4.
90+2 minutos: Bom trabalho de Gonçalo Oliveira, dentro da área e de costas para a baliza, endossando o esférico a João Simões, que rematou cruzado e fez a bola sair perto do poste esquerdo da baliza de Max Schmitt.
Seis minutos de tempo adicional mínimo concedidos a esta segunda parte.
90 minutos: Cartão amarelo a Maxim Dal.
86 minutos: Cartão amarelo a Gonçalo Sousa.
83 minutos: Dupla substituição na Alemanha, com as saídas de Erik Moreira e de Charles Herrmann, para as entradas de Taylan Bulut e de Jarzinho Malanga.
81 minutos: Bom passe de rutura de Olívio Tomé e Gonçalo Sousa, já dentro da área, ligeiramente descaído para o lado esquerdo, tenta o remate de primeira, mas a bola sai ao lado do poste direito da baliza de Max Schmitt.
80 minutos: Dupla substituição na Alemanha, com as saídas de Almugera Kabar e de Noah Darvich, para as entradas de Maximilian Henning e de Kjell Watjen.
78 minutos: Remate Robert Ramsak, ainda de fora da área, fraco e à figura de Gonçalo Ribeiro.
73 minutos: Substituição na seleção de Portugal, com a saída de Nuno Patrício para a entrada de Rodrigo Duarte.
71 minutos: Cartão amarelo a Olívio Tomé.
65 minutos: Remate de trivela de Olívio Tomé para boa intervenção de Max Schmitt que, com o pé direito, evitou o golo português.
62 minutos: Dupla substituição em Portugal, com as saídas de Martim Ferreira e de Geovany Quenda, para as entradas de Diogo Sousa e de Olívio Tomé.
59 minutos: Golo da Alemanha! Robert Ramsak rodopiou bem sobre João Fonseca, no coração da área, e à saída de Gonçalo Ribeiro rematou de pé esquerdo para o 0-3.
56 minutos: Remate cruzado de Robert Ramsak, já no interior da área, ligeiramente descaído para a esquerda, para boa defesa de Gonçalo Ribeiro, que cedeu canto.
54 minutos: Substituição na Alemanha, com a saída de Max Moerstedt para a entrada de Robert Ramsak.
48 minutos: Cruzamento da esquerda de Martim Ferreira e remate de Gil Martins, à entrada da área, com a bola a sair a rasar a barra da baliza alemã.
46 minutos: Dupla substituição na seleção de Portugal, com as saídas de Rayhan Momade e de Gonçalo Moreira, para as entradas de Tiago Parente e de Gonçalo Sousa.
Início da segunda parte!
Não está a correr bem a estreia a Portugal nesta fase final do Campeonato da Europa de sub-17. A equipa das quinas está a perder por 0-2 com a Alemanha, ao intervalo deste encontro da 1.ª jornada do Grupo C.
Os comandados de Filipe Ramos estarão, eventualmente, a acusar a pressão do jogo de estreia - algo que acontece até nos seniores, quanto mais nos escalões de formação... - e, por essa razão, os primeiros 45 minutos não foram, de todo, à imagem do que esta equipa de sub-17 já nos habituou. O poderio germânico fez-se sentir desde muito cedo, e depois das ameaças.. os golos. Dois em apenas 7 minutos.
Noah Darvich aproveitou uma oferta de Rayhan Momade para entrar na área portuguesa e abrir o ativo (32'), sendo que, pouco depois, Almugera Kabar, de cabeça, deu o melhor seguimento a um canto da direita de Charles Herrmann e aumentou a contenda (39').
Portugal fez apenas um remate (e não enquadrado) à baliza da Alemanha, quando, aos 19 minutos, Gonçalo Moreira, de livre direto, tentou a sua sorte. A bola, porém, subiu em demasia e passou por cima da barra.
Deseja-se, pois, que o intervalo seja bom conselheiro para os jovens lusos, que Filipe Ramos consiga corrigir o que de menos bem foi feito na primeira parte, para que, na etapa complementar, possamos assistir à 'outra face' de Portugal. Porque ainda é (bastante) possível inverter o rumo dos acontecimentos...
Intervalo! Portugal 0 Alemanha 2.
Um minuto de tempo adicional mínimo concedido a esta primeira parte.
39 minutos: Golo da Alemanha! Pontapé de canto cobrado por Charles Herrmann, do lado direito, e cabeceamento de Almugera Kabar, à entrada da pequena área, para o 0-2.
37 minutos: Remate de ressaca de Assan Ouedraogo, na sequência de um pontapé de canto, para defesa atenta de Gonçalo Ribeiro, junto ao relvado.
32 minutos: Golo da Alemanha! Erro de Rayhan Momade, que perde a bola em zona proibida, e Noah Darvich, depois de entrar na área, ligeiramente descaído para o lado direito, a rematar de pé esquerdo para o fundo das redes de Gonçalo Ribeiro. 0-1.
Cumprida que está a primeira meia hora do desafio, Portugal já conseguiu suster o ímpeto inicial demonstrado pela Alemanha e equilibrar as operações na intermediária. Falta, agora, à equipa das quinas ser mais incisiva no último terço para, dessa forma, conseguir fazer perigar a baliza defendida por Max Schmitt.
19 minutos: Gonçalo Moreira, de livre direto, atirou por cima da barra da baliza de Max Schmitt.
18 minutos: Livre perigoso para Portugal. Falta de Maxim Dal sobre Gil Martins, à entrada da área.
Primeiros 10 minutos com sinal mais da Alemanha. Depois da ameaça logo no primeiro minuto, quando Paris Brunner rematou para boa defesa de Gonçalo Ribeiro, não mais os germânicos incomodaram o guarda-redes português, mas, ainda assim, têm dominado a partida. Portugal está ainda a tentar encaixar-se no conjunto alemão para, depois, poder gizar jogadas de perigo e criar situações de finalização.
4 minutos: Cartão amarelo a Paris Brunner.
1 minuto: Grande oportunidade para a Alemanha! Cruzamento da esquerda de Almugera Kabar e remate de primeira de Paris Brunner para bela intervenção de Gonçalo Ribeiro, cedendo canto.
Início da partida!
Portugal: Gonçalo Ribeiro C; Martim Fernandes, João Fonseca, Gonçalo Oliveira e Rayhan Momade; Gil Martins, Martim Ferreira e João Simões; Gonçalo Moreira, Nuno Patrício e Geovany Quenda
Suplentes: André Moreira, Guilherme Gaspar, Tiago Parente, João Teixeira, Rodrigo Duarte, Olívio Tomé, Diogo Sousa, Gonçalo Sousa e João Infante
Treinador: Filipe Ramos
Alemanha: Max Schmitt; Erik Moreira, Finn Jeltsch, Maxim Dal e Almugera Kabar; Fayssal Harchaoui e Assan Ouedraogo; Charles Herrmann, Noah Darvich C e Paris Brunner; Max Moerstedt
Suplentes: Konstantin Heide, Taylan Bulut, Bence Dárdai, Maximilian Henning, David Odogu, Kjell Watjen, Jarzinho Malanga e Robert Ramsak
Treinador: Christian Wucki
Árbitro: Damian Sylwestrzak (Polónia)
Assistentes: Bartosz Heinig (Polónia) e Nertil Bregasi (Albânia)
4.º Árbitro: Oliver Reitala (Finlândia)
Já há equipas!
A fase final deste Europeu de sub-17 arrancou esta quarta-feira e já há dois resultados finais: Escócia 1 França 3 (Grupo C, onde está Portugal) e Polónia 5 República da Irlanda 1 (Grupo A). Ainda hoje, e além deste Portugal - Alemanha, jogar-se-á também o Hungria - País de Gales (Grupo A).
Convocados de Portugal para este Europeu:
Guarda-redes: André Moreira (Benfica) e Gonçalo Ribeiro (FC Porto)
Defesas: Gonçalo Oliveira (Benfica), Guilherme Gaspar (Benfica), João Fonseca (Benfica), Martim Fernandes (FC Porto), Martim Ferreira (Benfica), Rayhan Momade (Sporting) e Tiago Parente (Benfica)
Médios: Diogo Sousa (V. Guimarães), Gil Martins (FC Porto), João Simões (Sporting), João Teixeira (FC Porto) e Rodrigo Duarte (V. Guimarães)
Avançados: Geovany Quenda (Sporting), Gonçalo Moreira (Benfica), Gonçalo Sousa (FC Porto), João Infante (Sporting), Nuno Patrício (SC Braga) e Olívio Tomé (Benfica)
Recorde-se que, desde que a fase final do Campeonato da Europa se realiza nestes moldes, mais concretamente desde 2002, Portugal já levantou o troféu em duas ocasiões: em 2003 (vitória na final diante da Espanha, por 2-1), e em 2016 (triunfo no jogo decisivo também sobre a Espanha, por 5-4, no desempate por penáltis, depois do 1-1 verificado no final do tempo regulamentar).
Os dois primeiros classificados de cada grupo apuram-se para os quartos de final.
As restantes 12 seleções presentes neste Europeu de sub-17 estão divididas por mais três grupos. A saber: Polónia, República da Irlanda, Hungria e País de Gales (Grupo A), Sérvia, Eslovénia, Itália e Espanha (Grupo B), e Suiça, Países Baixos, Croácia e Inglaterra (Grupo D).
A formação orientada por Filipe Ramos integra o Grupo C, juntamente com Alemanha, Escócia e França. Se a estreia nesta fase final acontece esta quarta-feira, diante dos germânicos, a jornada seguinte reserva a Portugal um confronto com a Escócia (sábado, dia 20, às 14 horas), sendo que a última partida da fase de grupos será diante da seleção gaulesa (terça-feira, dia 23, também às 14 horas).
Portugal defronta esta tarde a Alemanha (19 horas), numa partida referente à 1.ª jornada do Grupo C da fase final do Campeonato da Europa de sub-17, que se realiza na Hungria. A BOLA online vai acompanhar a par e passo a caminhada da equipa das quinas nesta importante competição e contamos consigo, caro leitor. Tal como habitualmente, está convocado e vai ser titular. Venha daí connosco!
Boa tarde!