Benfica: Otamendi chega com vontade de jogar contra o Estoril

Capitão dos encarnados só hoje vai treinar-se com a equipa depois de ter estado na Argentina para o aniversário da filha. Decisão nas mãos de Bruno Lage

Nicolás Otamendi participa, esta manhã, no treino do Benfica, depois de ter passado a sexta-feira na Argentina, para participar no 15.º aniversário da filha. O capitão dos encarnados iniciou ao princípio da tarde de ontem a viagem de regresso a Lisboa e, por isso, sem possibilidade de ainda se treinar no Seixal, como chegou a ser admitido na Luz. Otamendi, porém, sente-se em condições e quer jogar, amanhã, com o Estoril, em jogo da 15.ª jornada, na Luz (18.45 horas).

O campeão do mundo foi autorizado pelo Benfica a fazer esta viagem relâmpago, para estar num momento importante da família e muito valorizado na América do Sul. O assunto tinha sido discutido, aliás, há quatro meses. E, assim que obteve luz verde da estrutura do futebol profissional, começou a preparar tudo para estar na festa de aniversário.

O Benfica foi sensível ao pedido de Otamendi, por considerá-lo um profissional irrepreensível e um líder de balneário. A decisão foi tomada pouco tempo depois de o capitão dos encarnados ter voltado dos Jogos Olímpicos. E, por exemplo, ninguém foi insensível, no Benfica, ao exemplo que Otamendi tinha acabado de dar — no dia seguinte a ter sido libertado da seleção estava a treinar-se no Seixal.

Os vídeos da festa de aniversário partilhados por um familiar, ontem, nas redes sociais, mostram um pai feliz. A cantar e a dançar num palco com a família, como manda a tradição, ao som dos La T y La M, grupo muito próximo da seleção argentina.

O defesa-central de 36 anos volta a Lisboa com vontade de jogar, amanhã, com o Estoril. Mas está consciente de que a opção de Bruno Lage poderá ser outra. E, naturalmente, compreenderá, até porque perdeu o treino matinal de ontem no Seixal.

Indiscutível para Roger Schmidt e Bruno Lage, Otamendi, apesar de ter participado na Copa América e nos Jogos Olímpicos, é o terceiro jogador mais utilizado esta época, com 1.715 minutos em 20 jogos, só atrás de Álvaro Carreras (1.899/21) e Anatoliy Trubin (1.890/22). Não foi utilizado com o Aves SAD (1-1), por gestão física, mas foi titular e um dos melhores em campo com o Nacional (2-0).

«Para mim, merece o prémio de melhor jogador em campo, também vinha [antes do Aves SAD] de um ciclo enorme de 11 jogos no Benfica, mais os da seleção. Precisamos dos jogadores ao melhor nível, para conseguirmos a consistência que queremos. Enchemos o campo com grande personalidade do capitão, no jogo aéreo, com as bolas que ganhou, com as segundas bolas que ganhou e tudo o que fez para a equipa jogar», disse Lage, após o jogo na Madeira.

António Silva é o candidato a substituir Otamendi com o Estoril.