Portimonense dá pontapé na crise e deixa Estoril em maus lençóis (veja o resumo)

Liga Portimonense dá pontapé na crise e deixa Estoril em maus lençóis (veja o resumo)

NACIONAL15.04.202318:30

O Portimonense venceu o Estoril, por 1-0, numa partida relativa à 28.ª jornada da Liga, realizada na tarde deste sábado, no Estádio António Coimbra da Mota, no Estoril.

O único golo do encontro foi apontado por Yago Cariello, aos 79 minutos, com o ponta de lança brasileiro a beneficiar de um ressalto de bola à entrada da pequena área - na sequência de um cruzamento da esquerda de Gonçalo Costa que Zié Ouattara não conseguiu aproveitar - para encostar para o fundo das redes de Dani Figueira e selar o resultado final.

Esse momento chave do jogo teve ainda a particularidade de ter surgido poucos segundos (!) depois de Paulo Sérgio ter lançado na equipa Gonçalo Costa e Yago Cariello, precisamente os dois homens que estiveram na origem do golo do Portimonense - que vinha de uma série de 6 jogos consecutivos sem vencer (5 derrotas e um empate). Foi, pode dizer-se, um autêntico jackpot para o treinador dos algarvios. 

O Estoril, que na primeira parte teve claro domínio e dispôs de várias ocasiões claras para marcar, pode queixar-se da exibição de Kosuke Nakamura, uma vez que, nesse período, o guarda-redes japonês do Portimonense fez quatro defesas de grande nível (a remates de Pedro Álvaro, por duas vezes, João Marques e Carlos Eduardo). 

Como se sabe, no futebol a eficácia dita leis, e aproveitando o desacerto ofensivo do emblema da Linha, o conjunto algarvio aproveitou da melhor forma uma transição rápida já à entrada para os últimos 10 minutos para colorir o marcado e regressar ao sul do País com três preciosos pontos na bagagem.

Com este triunfo, o Portimonense - que não vencia fora de casa para a Liga há mais de cinco meses (o último triunfo fora de portas datava do dia 4 de novembro de 2022, no terreno do Gil Vicente, por 2-1) - chega aos 30 pontos e passa a respirar melhor na tabela classificativa. 

Já o Estoril, que está no 15.º lugar, mantém os 25 pontos com que entrara para esta ronda, e além de ver o Portimonense distanciar-se, vê também o Marítimo aproximar-se. Os insulares, que estão na 16.ª posição, em lugar de 'play-off', venceram o Paços de Ferreira (3-1), também na tarde deste sábado, e chegaram aos 22 pontos.

Na próxima jornada, o Estoril desloca-se ao Estádio da Luz, para defrontar o Benfica (domingo, dia 23, às 18 horas), ao passo que o Portimonense vai receber o Gil Vicente (também no domingo, dia 23, mas às 15.30 horas).