Polémica: árbitro do FC Porto-Barcelona despromovido ao Championship
Decisão errada num lance de grande penalidade tira Anthony Taylor dos jogos da Premier League este fim de semana; desde 2019 não apitava um jogo do segundo escalão
O árbitro Anthony Taylor foi hoje despromovido ao segundo escalão do futebol inglês, após uma decisão controversa na partida entre o Wolverhampton e o Newcastle (2-2), a contar para a décima jornada da Premier League.
Recorde-se que os magpies assumiram a vantagem no marcador (1-2), através de uma grande penalidade cobrada por Callum Wilson. Na visão do experiente juíz, de 45 anos, Hwang Hee-Chan, avançado dos lobos, terá atingido Fabian Schär, na tentativa de afastar a bola da sua área. A decisão do lance não caiu bem ao treinador dos Wolves, Gary O'Neill, que expressou todo o seu descontentamento na conferência de imprensa: «Foi uma decisão escandalosa e o pior foi o VAR não ter assinalado nada. Erraram muito. O Schar já estava a cair e o Channy [Hwang Hee-Chan] atinge a bola com o outro pé, antes mesmo de qualquer contato com o defesa.» Para agravar ainda mais a situação, Eddie Howe, técnico dos toon, admitiu que o lance «deixava bastantes dúvidas».
A Professional Game Match Officials Board (PGMOL), entidade responsável pela arbitragem, não emitiu qualquer comunicado a lamentar o incidente. No entanto, o organismo nomeou o juíz para o encontro de amanhã (15 horas) entre o Preston e o Coventry, a contar para a 15.ª ronda do Championship.
Em declaraçoes a Sky Sports, Gary O'Neill apela à «subida de qualidade da arbitragem», recusando «um pedido de desculpas» pelo lance em questão.
De salientar ainda que Anthony Taylor já não apitava um encontro do segundo escalão desde 2019. O inglês estará no VAR na partida entre Luton Town e Liverpool, mas não irá arbitrar mais nenhum jogo da Premier League neste fim de semana. Trata-se de um dos árbitros mais conceituados a nível mundial. Inclusive, já apitou um jogo de uma equipa portuguesa nesta temporada, na Liga dos Campeões, caso do FC Porto-Barcelona (0-1).