Inacreditável: San Marino volta a vencer e sobe de divisão na Liga das Nações!
Jogadores de San Marino celebram feito histórico
Foto: IMAGO

Inacreditável: San Marino volta a vencer e sobe de divisão na Liga das Nações!

INTERNACIONAL18.11.202423:40

Pior seleção do ‘ranking’ FIFA não para de surpreender e, frente ao Liechtenstein, alcançou o que parecia impossível; presidente da Federação de San Marino de Futebol «chorou» com os jogadores

Não seriam muitas as pessoas que no passado mês de setembro pensariam que, em quatro jogos oficiais, San Marino alcançaria duas vitórias e só perderia por uma vez. Mas foi isso mesmo que a 210.º classificada do ranking de seleções da FIFA almejou fazer na Liga das Nações, e graças a esses dois triunfos contra o Liechtenstein, o último deles esta segunda-feira e por 3-1, a pequena nação ultrapassou Gibraltar no Grupo D1 e subiu mesmo de à Liga C.

O jogo desta segunda-feira até começou de feição ao Liechtenstein, que se adiantou no marcador na 1.ª parte (golo de Aron Sele aos 40’). Mas San Marino está a atravessar a melhor fase da sua história e fez uma reviravolta épica na 2.ª parte, com golos de Lazzari (46’), Nanni (66’) e de Golinucci (76’).

A equipa somou assim a terceira vitória da sua história – sempre contra o mesmo adversário - e terminou esta edição da Liga das Nações com o impressionante registo de cinco golos marcados e de três sofridos em quatro encontros. Gibraltar, que nem sequer perdeu neste grupo, acabou por pecar ao ceder três empates e ficar assim a um ponto de San Marino.

«Estes rapazes fizeram história. Como pessoas, como atletas, como homens, mostraram o seu valor. Eu chorei com estes rapazes», disse Marco Tura, presidente da Federação de Futebol de San Marino, após o jogo.

Terminou assim uma campanha histórica para San Marino: quebrou uma série de 140 jogos sem vencer com a sua primeira vitória em 20 anos; e teve o maior triunfo da sua história esta segunda-feira, onde também ganhou pela primeira vez com direito a reviravolta no marcador.