Pesadelo Real quase condena Benfica europeu
Terceira derrota em três jogos (0-1), desta feita diante da Real Sociedad, que dominou a partida praticamente do princípio ao fim, compromete passagem aos oitavos de final da Champions
Um Benfica pálido, muito longe do seu melhor, perdeu com toda a justiça com a Real Sociedad, que comanda o grupo com os mesmos pontos do Inter (7).
A primeira parte não começou bem e não acabou bem, a única coisa boa para os encarnados era mesmo o resultado (0-0). O zero encarnado era natural e castigava a falta de ambição, de criatividade da equipa, para os bascos era um castigo por finalização inferior, pois sucederam-se as oportunidades.
O melhor momento do Benfica foi um golo anulado a Musa, mas também a Real Sociedad teve o seu golo bem anulado. Roger Schmidt, treinador do Benfica, mantinha a calma, mas perto do intervalo não conseguiu evitar um gesto a pedir à equipa que recuasse. E também não evitou assobios. Primeiro, tímidos, após mais uma ocasião perdida pelos bascos, depois, sim, em massa.
A equipa e o treinador devem ter ido com as orelhas a arder para o balneário tal a vaia da Luz. Se não a maior vaia da era Schmidt… andará lá muito perto.
A segunda parte, apesar das prontas alterações, Arthur Cabral e Kokçu por Musa e João Mário, foi mais do mesmo. Mais Real Sociedad. Muito mais. O golo chegaria com naturalidade, Brais Méndez, um dos melhores da equipa basca em campo, ao minuto 63.
A reação do Benfica foi mais coração do que cabeça, mais músculo do que arte e talento, e o perigo e o golo acabaram por não chegar. Chegariam, isso sim, novas vaias, castigando equipa e treinador, por terceira derrota em três jogos da fase de grupos da Liga dos Campeões e, talvez mais grave, por uma das piores exibições da era Schmidt.
O Benfica deve sonhar apenas com o terceiro lugar no Grupo D, mesmo que a matemática ainda diga o contrário.
As incidências da partida:
87' - Aursnes perto do 1-1! Disparo na área, mas defende Remiro!
56.002 espectadores na Luz.
Benfica tenta reagir ao golo, aproxima-se da área basca, mas a ansiedade já toma conta de equipa e adeptos.
69' - Sai Neres, entra Tiago Gouveia no Benfica.
67' - Mais um susto na Luz! Kubo acerta na trave!
GOLO! 0-1, por Brais Méndez. Variação de flanco e Bah surpreendido por Barrenetxea nas suas costas, depois Méndez só teve de encostar.
Mais pirotecnia na bancada inferior sul da Luz, vaias das bancadas, jogo interrompido por causa de tocha no relvado!
59' - Bernat rende Jurásek, troca de laterais-esquerdos no Benfica.
Kubo choca com João Neves e fica no chão, com queixas, em duelo de baixinhos venceu o português.
53' - Mais um susto para os encarnados, Zubimendi perto do golo, salva Trubin!
Arthur Cabral e Kokçu entram, conforme avançámos, Musa e João Mário ficam de fora.
Começa a segunda parte!
Arthur Cabral e Kokçu intensificam aquecimento, adivinha-se entrada no jogo.
Ao intervalo, a festa é basca, mesmo sem golos.
Intervalo na Luz (0-0) e vaia encarnada
Benfica com resultado feliz ao intervalo, depois de primeira parte dominada pela Real Sociedad. Benfiquistas não gostaram e assobiaram a equipa.
Roger Schmidt tira as mãos dos bolsos para mandar a equipa recuperar, parece preocupado!
Adeptos da Real Sociedad, mais de 3000, fazem a festa com o intervalo à vista: 2 minutos de tempo extra.
Sucedem-se oportunidades para a Real Sociedade, ouvem-se os primeiros assobios na Luz, mas ainda tímidos.
35' - Kubo pede penálti por mão de António Silva na área do Benfica, Kubo e meia equipa da Real Sociedad, mas árbitro não atende.
29' - Golo da Real Sociedad invalidado, Brais Méndez estava adiantado!
Muñoz deixa alguns benfiquistas de mãos na cabeça, perigo basco no remate!
Pirotecnia na bancada sul da Luz.
12' - Golo de Jurásek, encostou a bola à boca da baliza, festa e deceção em segundos, estava fora de jogo. Mas aqueceu as bancadas.
Trubin bem fora da área, mesmo em frente ao banco do Benfica. 'Protocolo' nos pontapés de canto favoráveis aos encarnados.
9' - Neres lança Jurásek e acaba por concluir e ganhar canto, primeiro lance de verdadeiro entusiasmo nos adeptos benfiquistas!
7' - Kubo tenta a sorte, bola ao lado, mas assusta os adeptos do Benfica!
Estaria preparada coreografia gigante, mas a chuva estragou os planos.
Mais Real Sociedad nos primeiros momentos de jogo, bascos com muita posse de bola.
Começa o jogo na Luz!
Luzes apagadas, aproxima-se o hino da Liga dos Campeões!
«Tenho a certeza de que vai ser uma grande noite e que o Benfica vai ganhar o jogo, carrega Benfica!», diz Jonas, antes de iniciar a volta olímpica à Luz.
Real Sociedad também já aquece!
Jonas regressou à Luz e recebeu forte ovação à chegada ao relvado!
'Enter Sandman', tema dos Metallica, assinala entrada do Benfica para o aquecimento!
Trubin, Samuel Soares e Leo Kokubo, os guarda-redes do Benfica, são os primeiros a iniciar o período de aquecimento.
Equipas no Estádio da Luz, hora do jogo aproxima-se!
Suplentes: Ayesa, Unai Marrero, Elustondo, Carlos Fernández, Cho, Zakharyan, Olasagasti, Sadiq, Pacheco, Turrientes, González e Magunacelaya.
Real Sociedad: Álex Remiro; Traoré, Zubeldia, Le Normand e Muñoz; Méndez, Zubimendi e Merino; Kubo, Oyarzabal e Barrenetxea. Treinador: Imanol Alguacil.
Suplentes do Benfica: Samuel Soares, Tomás Araújo, João Victor, Morato, Bernat, Florentino, Chiquinho, Kokçu, Tiago Gouveia, Guedes, Tengstedt e Arthur Cabral.
Já há onzes!
Benfica: Trubin; Bah, António Silva, Otamendi e Jurásek; João Neves e Aursnes; Neres, Rafa e João Mário; Musa
Treinador: Roger Schmidt
Mascote da Real Sociedad faz a festa na Praça do Comércio!
A chuva não tem dado tréguas aos adeptos das duas equipas, que começam aos poucos a chegar ao Estádio da Luz. É esperada casa cheia, com cerca de 3250 adeptos da equipa espanhola.
Adeptos do Benfica já começam a chegar ao Estádio da Luz.
Adeptos da equipa basca animam a tarde chuvosa em Lisboa.
A Real Sociedad, por seu turno, não pode socorrer-se da sua figura mais mediática, o ponta de lança internacional português André Silva, que se encontra a recuperar de um problema muscular, mas vai contar com o apoio de mais de 3 mil adeptos.
O Benfica apresenta-se bem perto da máxima força, contando com o trio poupado no jogo com o Lusitânia (4-1) nos Açores, Otamendi, Trubin e David Neres, e, de acordo com Roger Schmidt, igualmente com os recuperados Di María, Kokçu e Bah.
Boa tarde, acompanhe connosco minuto a minuto a noite europeia do Benfica. A equipa de Roger Schmidt joga o seu futuro na Liga dos Campeões frente ao líder do grupo, a Real Sociedad, de Espanha.