Paulinho não joga menos e até marca mais
Paulinho já leva 10 golos esta época em todas as provas (Foto: Filipe Amorim/LUSA)

Paulinho não joga menos e até marca mais

NACIONAL28.12.202308:00

Avançado não acusou pressão da chegada de Gyokeres a Alvalade e já superou eficácia do início da época passada (10 golos); janeiro pode trazer mais espaço na equipa

A chegada de Viktor Gyokeres ao Sporting para reforçar a frente de ataque leonina foi encarada como ameaça ao sucesso de Paulinho em Alvalade, mas o avançado português não só não acusou a pressão como aproveitou a concorrência para melhorar os registos individuais em relação à época passada.

Paulinho viu o reforço sueco assumir-se como a principal referência atacante, mas isso não lhe roubou espaço na equipa, tendo inclusivamente contabilizado mais um minuto (1184) neste início de temporada do que os somados no mesmo período de 2022/23. 

O jogador, de 31 anos, que em 2020/21 foi protagonista da aquisição mais cara do Sporting (negócio, que incluiu a transferência de Cristián Borja para o SC Braga, rondou os 16 milhões de euros), afinal não jogou menos e até revelou maior pontaria. Se nos primeiros meses de 2022/23 (até dezembro) assinou nove golos (em 19 jogos), neste arranque de temporada leva uma dezena de remates certeiros (em 22 encontros disputados em todas as competições).

Maior eficácia e com impacto direto na tabela classificativa, ou não tivessem metade desses golos do avançado permitido ao emblema verde e branco garantir os três pontos no campeonato, contribuindo para a liderança do leão. 

Foi ele quem aos 90+8’ deu a vitória ao Sporting na receção ao Vizela (3-2) na jornada inaugural da Liga, que bisou na vitória sobre o Casa Pia (2-1), que desbloqueou o encontro com o Famalicão (1-0) e que operou a reviravolta frente ao Estrela da Amadora (3-2).

O ano de 2023 está a chegar ao fim da melhor maneira para o camisola 20 e 2024 não parece vir beliscar o que até agora foi feito, muito menos retirar-lhe espaço. Pelo contrário. A ausência de Morita, que estará em ação pelo Japão na Taça Asiática, deverá fazer recuar Pedro Gonçalves para o meio-campo, abrindo lugar na frente… com Paulinho à espreita.

Isto porque dos 22 encontros realizados pelo jogador até ao momento, apenas 12 foram a titular (quatro na Liga, quatro na Liga Europa, dois na Taça de Portugal e dois na Taça da Liga), pelo que o avançado português terá mais oportunidades para ingressar no onze inicial e mostrar a boa forma.