30 abril 2024, 00:20
«Carreras? Está ali um lateral para muitos anos»
Álvaro Magalhães avalia lateral espanhol
Treinador espanhol contribuiu para a ascensão do lateral do Benfica, mas reconhece que Carreras ainda tem de melhorar muito para tirar proveito do potencial
Paco López, ex-treinador do Granada, treinou Álvaro Carreras na primeira metade da atual época. O treinador espanhol concedeu uma entrevista a A BOLA, onde fala sobre o potencial e as qualidades do lateral espanhol emprestado pelo Manchester United ao Benfica.
— Foi treinador de Álvaro Carreras no Granada. Era um jogador forte mentalmente, lidava bem com a situação quando não jogava e dava-se bem com os companheiros de equipa?
— Sim, vejo-o como um jogador forte mentalmente e acredito que reage bem quando não tem muitos minutos. Tinha conversas com ele no Granada sobre isso, sabe que tem aspetos a melhorar e vai superar-se de certeza. Como dizia, acredito que tem um futuro muito promissor. É um jovem que, a nível pessoal, é muito bom rapaz e dá-se bem com os colegas.
— Carreras tem jogado alguns minutos, mas ainda não teve uma sequência de jogos a titular para se mostrar. No entanto, tem mostrado maior aptidão ofensiva e algumas dificuldades defensivas. Quais são os aspetos que ele tem de melhorar para ser um lateral de topo?
— Álvaro Carreras é um jogador com muita vocação ofensiva. Evidentemente adapta-se muito melhor quando joga no corredor, protegido com três centrais, do que numa linha de quatro. Se for usado numa linha de quatro, é preciso ter em conta que é um jogador com mais qualidades com bola do que sem ela.
— Quais são as suas melhores qualidades?
— É um jogador tecnicamente muito evoluído, joga bem por fora, associa-se bem com os companheiros, tem um bom passe. Tecnicamente, para lateral, é um jogador com muita qualidade. Mas, claro, ainda é jovem e tem de completar o seu processo de crescimento, melhorar alguns aspetos defensivos. É algo que ele sabe e é uma questão de trabalhar e ter paciência com ele.
30 abril 2024, 00:20
Álvaro Magalhães avalia lateral espanhol
— Benfica é um clube com muita pressão, sente que Carreras está preparado para essa pressão? Parece-lhe que é o clube certo para o desenvolvimento dele?
— Claro que o Benfica é um grande clube, mas creio que Álvaro está já a demonstrar na seleção sub-21 de Espanha que é um jogador importante e com muitas qualidades. Com trabalho e com dedicação acredito que poderá ser um grande jogador, tem evidentemente margem para melhorar. Creio que com o tempo pode ser um jogador importante para qualquer equipa.
— E em Espanha reconhecem a sua qualidade, veem em Álvaro um jogador com futuro na Seleção A?
— Sim, claro que sim.
— Tem umas grandes botas para calçar, as de Grimaldo. Há parecenças no jogo dos dois?
— Ocupar um lugar no Benfica que foi de Grimaldo é desafiante. Grimaldo é um grande jogador que já está consolidado, mas Álvaro é jovem e evidentemente tem um futuro prometedor, estou convencido disso.
29 abril 2024, 22:25
Chegaram os dois ao Benfica em janeiro, mas Carreras já participou em 13 jogos, mais oito que Grimaldo em igual período; Lateral-esquerdo emprestado pelo Manchester United até já marcou; Águias vão pagar €6 milhões para ficar com ele
— Benfica deve avançar para a sua contratação em definitivo?
— O Benfica é que saberá, claro, só posso dizer que é um jogador com muito futuro e vai melhorar os aspetos defensivos e o momento sem bola, que é o que lhe falta. É uma questão de tempo e de investir esse tempo com ele para que melhore.