29 abril 2024, 07:30
Benfica: Marcos Leonardo chega-se à frente
Aproveitou mais uma vez a oportunidade; seis meses de preparação para a nova época; um golo a cada 60 minutos
Atacantes do Benfica podem fazer parte dos 55 pré-convocados, mas são vistos como improváveis no grupo de 23 da Copa América
Dorival Júnior esteve no Estádio da Luz no sábado a acompanhar, entre outros selecionáveis, os atacantes David Neres e Marcos Leonardo, durante a vitória do Benfica sobre o SC Braga Deve ter saído satisfeito com o que viu, porque ambos marcaram os três golos encarnados, com bis do ex-ponta-de-lança do Santos e outro do extremo ex-Ajax, mas ao ponto de os convocar para a seleção do Brasil que disputará a Copa América a partir de 20 de junho? A imprensa brasileira acha que não. Mas na pré-convocatória é provável o nome de ambos.
29 abril 2024, 07:30
Aproveitou mais uma vez a oportunidade; seis meses de preparação para a nova época; um golo a cada 60 minutos
«A equipa técnica da seleção, liderada pelo Dorival Júnior, tem feito diversas viagens à Europa e não só para acompanhar de perto atletas com potencial de convocação para a Copa América», lembra a A BOLA o repórter Bruno Cassucci, do GE, que acompanha em permanência a seleção canarinha. «Pela concorrência, porém, é improvável que esses dois atletas do Benfica estejam na lista de 23 nomes finais da competição», prossegue o jornalista. «Já na lista de 55 é mais provável», disse ainda.
À partida, o calendário de Dorival deve ser o seguinte: até dia 5 de maio, apresenta a pré-lista de 55 nomes, de onde obrigatoriamente, conforme o regulamento, devem sair os 23 finais. No dia 9, está prevista a convocatória para a prova que se disputa de 20 de junho a 14 de julho.
18 fevereiro 2024, 21:25
Há 114 dias que o avançado brasileiro não era titular e mostrou porque os adeptos gostam tanto dele: marcou dois golos e ofereceu outros dois; Rafa só jogou 45 minutos e foi diabólico
Os jogos do Brasil na fase de grupos são com a Costa Rica, a 24, com o Paraguai, a 28, e com a Colômbia, a 2 de julho. Antes, há dois duelos particulares, dia 8 e dia 12, com México e Estados Unidos, já marcados para território norte-americano.
«Seriam surpresas se eles aparecessem na lista» acrescenta André Donke, jornalista da ESPN Brasil a A BOLA. «Mas, como o Dorival só fez uma convocatória, não podemos ainda falar em base sólida, haverá nomes em aberto, ninguém pode afirmar, hoje, que eles não serão convocados para a Copa América, nem o inverso mas, por ora, são, sim, outsiders». Para o jornalista, Marcos Leonardo, entretanto, beneficia de ter jogado até há pouco no Santos: «A determinada altura chegou a haver uma pressão da imprensa para chamá-lo e ele próprio falou no tema.»
Segundo as indicações dadas pela primeira lista de Dorival Junior frente a Espanha e Inglaterra, David Neres, que vem sendo invariavelmente titular no onze de Roger Schmidt, e Marcos Leonardo, que tem sido opção nas segundas partes mas com ótima relação tempo jogado/golos marcados, têm rivais de peso. Vinícius Jr. e Rodrygo, estrelas do Real Madrid, são indiscutíveis, assim como Endrick, ainda no Palmeiras mas quase a tornar-se colega daqueles dois.
E o selecionador ainda chamou Raphinha, Richarlison, Gabriel Martinelli e Savinho. Com a lesão de Martinelli, foi o portista Galeno, meio desconhecido no país natal, a opção seguinte. Sendo que Matheus Cunha e Gabriel Jesus estavam lesionados. E, na imprensa local, ninguém lamentou as ausências do duo de benfiquistas mas sim as de Pedro, do Flamengo, Rodrigo Muniz, do Fulham, João Pedro, do Brighton, ou Malcolm, do Al Hilal. A concorrência é larga e a lista é apertada.