Álvaro Carreras já supera primeira época de Grimaldo
Álvaro Carreras no jogo frente ao Farense. Foto: Grafislab

Álvaro Carreras já supera primeira época de Grimaldo

NACIONAL29.04.202422:25

Chegaram os dois ao Benfica em janeiro, mas Carreras já participou em 13 jogos, mais oito que Grimaldo em igual período; Lateral-esquerdo emprestado pelo Manchester United até já marcou; Águias vão pagar €6 milhões para ficar com ele

Álvaro Carreras chegou ao Benfica com grandes botas para calçar. O fantasma de Grimaldo ainda assombra o Estádio da Luz e as comparações são inevitáveis, pela nacionalidade, circunstâncias da contratação e até pelo estilo de jogo. Certo é que o ex-Granada já supera o compatriota no número de jogos e golos na época de estreia.

Carreras já teve direito a elogios de Roger Schmidt, no final do jogo contra o Moreirense, a 14 de abril, na Luz — foi a primeira vez que o lateral de 21 anos completou 90 minutos pelas águias. «É um jogador muito talentoso», partilhou o treinador, sem, porém, revelar se o Benfica iria exercer a cláusula de compra de €6 milhões.

Mais jogos na época de estreia

Nunca seria fácil para os encarnados escapar à influência que Grimaldo teve na equipa. O espanhol era mais do que um lateral, era um criativo que, na última época com a águia ao peito, descobriu uma veia goleadora, tendo balançado as redes adversárias oito ocasiões, algumas delas autênticos monumentos. Aos oito golos, o lateral-esquerdo acrescentou 14 assistências na temporada de despedida, a mais proveitosa no que toca a números individuais na passagem pela Luz.

Embora tenha chegado com a época a meio emprestado pelo Manchester United, Carreras tem contado com algum tempo de jogo e participou, até ao momento, em 13 encontros (nove como suplente utilizado). Com a lesão de Alexander Bah, adivinha-se agora mais tempo em campo para o internacional sub-21 espanhol, que foi titular em duas das últimas três jornadas para a Liga e até se estreou a marcar, assinando o terceiro golo da vitória dos encarnados sobre o Farense (3-1), no Algarve.

A título de exemplo, Grimaldo também chegou à Luz em janeiro, com 20 anos, na época 2015/2016, mas apenas entrou em campo cinco ocasiões (quatro como titular) até ao final da temporada, não registando qualquer golo ou assistências. O agora lateral do Leverkusen chegou à Luz proveniente do Barcelona B, no qual jogou na II Divisão espanhola durante quatro épocas e meia (17 jogos nos seis meses anteriores a mudar-se para a Luz).

Álvaro Carreras, por sua vez, chegou com mais experiência de I Divisão, por ter disputado 19 jogos ao serviço do Granada (13 na La Liga) na primeira metade da atual época. Conta ainda com uma temporada ao serviço do Preston North End, equipa que disputa o Championship, segundo escalão inglês. No Preston North End, participou em 42 jogos e somou seis assistências.

O empréstimo do Manchester United ao Benfica estipulava que, caso Carreras participasse em metade dos encontros do Benfica, os encarnados teriam de contratá-lo em definitivo. Isso já não pode acontecer, mas A BOLA sabe que as águias vão mesmo acionar a cláusula.