15 abril 2024, 18:15
Kokçu: um homem com uma missão
Perdoado por Schmidt e pela Luz, médio do Benfica destacou-se frente ao Moreirense mas ainda procura a bonança e falta-lhe o sorriso
Só Di María e Rafa têm mais intervenção direta em golos que o internacional turco; época com mais assistências na carreira (11)
Orkun Kokçu já é o terceiro jogador com mais influência nos golos do Benfica. Após a partida frente ao SC Braga o internacional turco passou a contar onze assistências, o que somando aos cinco golos apontados dá um total de 16 intervenções decisivas nos resultados da equipa.
Melhor que este registo só os 20 golos e 14 assistências de Rafa e os 16 golos e 13 assistências de Di María, os dois jogadores das águias que ao longo da temporada têm assumido maior protagonismo individual.
15 abril 2024, 18:15
Perdoado por Schmidt e pela Luz, médio do Benfica destacou-se frente ao Moreirense mas ainda procura a bonança e falta-lhe o sorriso
Kokçu tem mais peso na capacidade goleadora da equipa do que Arthur Cabral (11 golos e três assistências), Aursnes (quatro golos e 9 assistências) ou João Mário (9 golos e 3 assistências).
Apesar de não estar a ser uma primeira temporada de sonho, proporcional às expectativas geradas pelo facto de ter sido o jogador mais caro da história do Benfica e do futebol português (€25 milhões pagos ao Feyenoord), esta já é a melhor temporada do médio de 23 anos no que toca a assistências, uma vez que nunca havia acabado uma época com 11 passes para golo.
O melhor que tinha alcançado neste capítulo fora em 2021/2022, com 9 assistências (e 9 golos), na primeira época de Arne Slot no clube de Roterdão, treinador que viria a exercer grande influência na ascensão de Kokçu, uma vez que na temporada seguinte exibiu-se ainda a um nível superior em todos os aspetos do jogo, diminuindo o número de assistências, é certo, mas aumentando bastante o total de golos (12), vencendo o título de campeão e sagrando-se o melhor jogador dos Países Baixos.
25 março 2024, 22:01
«És demasiado bom para dependeres de um treinador», escreveu Arne Slot ao médio do Benfica; Rafael van der Vaart e Ruud Gullit também falaram da situação do internacional turco
O número 10 das águias parece estar a viver uma espécie de segunda vida após a polémica entrevista ao jornal neerlandês De Telegraaf, quando reivindicou outro tipo de protagonismo e, fundamentalmente, outro posicionamento no terreno. Mas a verdade é que desde aí, quer tenha sido a titular ou como suplente utilizado, Kokçu tem jogado mais adiantado, como gosta — e com rendimento.
Nesta luta por maior protagonismo tem contado com o apoio de muitos adeptos. E ontem fez questão de manifestar publicamente o agradecimento, através de uma storie, a uma página de fãs no Instagram, com o nome kokcufootball. Num dos posts é feita referência precisamente ao facto de Kokçu estar no pódio dos que mais contribuem para golo no Benfica.