13 abril 2025, 10:30
Bernardo Silva é do Benfica
O momento certo para contratar mais do que um jogador
Avançam as negociações para a contratação do médio-ofensivo do Manchester City. Preparação da nova época em andamento. E até poderá chegar um reforço para o Mundial de Clubes, nos Estados Unidos
Bruno Lage considerou, em conferência de Imprensa, Bernardo Silva «um símbolo do Benfica», na reação a notícia exclusiva de A BOLA, que deu conta das negociações do Benfica para contratar o «jogador fabuloso». O médio-ofensivo de 30 anos está a ser encarado por Rui Costa e estrutura do futebol profissional como o símbolo do novo e considerável investimento que a SAD está preparada para fazer no verão e que poderá produzir novidades antes do Mundial de Clubes.
A conquista do título de campeão domina a atualidade do Benfica, o estado de espírito de treinador, jogadores e dirigentes, mas, ao mesmo tempo, a preparação da nova temporada está em marcha. É certo que a ação no mercado de transferência dependerá de algumas saídas do plantel — e nem sempre o planeado coincide com o resultado final, como foi o caso da transferência de João Neves para o PSG, no último verão — mas os encarnados já identificaram as posições mais fragilizadas e os alvos a atacar.
13 abril 2025, 10:30
O momento certo para contratar mais do que um jogador
Bernardo Silva é o mais desejado, não só pelo efeito desportivo, mas também emocional. O médio internacional português acaba contrato com o Manchester City só em 2026, mas, depois das primeiras negociações, prevalece o otimismo na Luz de que poderá chegar-se a um acordo. É certo que, nesta caso, há ainda muito caminho a percorrer — foram, porém, construídas as fundações para um acordo com Bernardo Silva e Manchester City.
12 abril 2025, 09:19
Internacional português pode voltar já na próxima época, antecipando a viagem por um ano. Conversas decorrem ao mais alto nível. Salário compatível com realidade portuguesa
A eventual contratação de Bernardo Silva poderá implicar o adeus de Ángel Di María, embora ainda não tenha sido tomada qualquer decisão final. Rui Costa ficou de falar com o campeão do mundo no fim da época. Sobre Nicolás Otamendi, como A BOLA deu conta a 22 de março, a situação é mais clara e o Benfica já manifestou o interesse em prolongar o contrato do capitão. Também só no fim da época haverá esclarecimentos.
22 março 2025, 21:54
Contrato de empréstimo do lateral-esquerdo válido até ao fim da prova que decorrerá nos Estados Unidos. Encarnados podem exercer cláusula de compra até junho
O Benfica sente-se preparado para, além de Bernardo Silva, fazer um forte investimento noutro jogador já com provas dadas e que possa chegar para ver e vencer. E, por outro lado, encontrar outras soluções dentro do tradicional perfil de jogador jovem com potencial de crescimento, à imagem de Samuel Dahl, sobre quem tem opção de compra e deverá exercê-la, embora a Roma possa anulá-lo através do pagamento de €1 milhão.
A BOLA sabe, aliás, que um reforço poderá chegar para o Mundial de Clubes, que se realiza de 14 de junho a 13 de Julho nos Estados Unidos. A FIFA, recorde-se, abriu um período excecional de transferências de 1 a 10 de junho.
Esta política do Rui Costa de contratar jogadores em fim de carreira não é nada boa. Os jogadores têm ordenados no limite das possibilidades do clube, o seu rendimento é duvidoso e tapam a ascensão e valorização (muitas vezes merecida) de jogadores que podem ser vendidos mais tarde.