Luís Freire, treinador do Vitória de Guimarães. FOTO: Hugo Delgado/LUSA

V. Guimarães: aproveitar embalo do melhor ciclo para jogo importante

Conquistadores estão invictos há oito partidas na Liga e enfrentam o adversário direto (Santa Clara) na luta pelo 5.º lugar; a quatro pontos dos açorianos torna-se fundamental reduzir distâncias

A luta pelo 5.º lugar na Liga, que pode dar acesso às competições europeias (Liga Conferência) na próxima temporada, está ao rubro e o V. Guimarães, tal como o técnico Luís Freire já assumiu, tem esse posto no top-5 como o principal objetivo da época neste momento, quando se aproxima a reta final, pois apenas restam sete jornadas (21 pontos) para a conclusão.

Os conquistadores vêm do melhor ciclo da temporada, na Liga, com oito jogos consecutivos sem conhecerem o sabor da derrota, sendo que se dividem em quatro triunfos e outros tantos empates. Porém, neste período, o V. Guimarães também alcançou o melhor registo vitorioso, ganhando três partidas seguidas, precisamente, antes da igualdade (2-2), na última ronda, no dérbi da cidade berço, frente ao Moreirense.

Com esse empate, os comandados de Luís Freire voltaram a afastar-se da quinta posição e, agora, já não dependem apenas de si próprios para a tomarem de assalto, já que estão a quatro pontos de distância do Santa Clara. No entanto, este sábado (20.30 horas), na 28.ª ronda do campeonato, há confronto direto, no Estádio D. Afonso Henriques, sendo de elevada importância para os objetivos vimaranenses. Uma vitória dos conquistadores coloca-os a somente um ponto da equipa insular, mas uma derrota pode deitar tudo a perder, pois ficam a sete.

Para este encontro, o treinador, de 39 anos, já vai poder contar com o lateral-esquerdo João Miguel Mendes que cumpriu castigo (acumulação de amarelos), na ronda anterior, mas também com Gustavo Silva que ainda é o melhor marcador da equipa com oito golos. Em dúvida está Mikel Villanueva que saiu com queixas do confronto em Moreira de Cónegos.

Os conquistadores vão, então, procurar manter o embalo invicto que vêm construindo, de forma a terminarem a temporada da melhor maneira possível, isto porque ainda têm uns confrontos mais complicados, inclusive frente a equipas diretamente envolvidas na luta pelo título. Ou seja, na jornada 30, ainda em abril, recebem o Benfica, sendo que terminam a edição 2024/25 da Liga no Estádio José Alvalade, frente ao Sporting.

Sugestão de vídeo