Ochoa: «Mesmo com a minha idade, ainda posso dar muito à equipa»
Rodrigo Ribeiro, Gustavo Assunção e Guilhermo Ochoa na apresenteção. Imagem: A BOLA

Ochoa: «Mesmo com a minha idade, ainda posso dar muito à equipa»

NACIONAL10.09.202414:03

Internacional mexicano, de 39 anos, está na Vila das Aves com o objetivo de ajudar a equipa na manutenção da Liga e ir ao próximo Mundial. Rodrigo Ribeiro (ex-Sporting) e Gustavo Assunção (ex-Famalicão) também foram apresentados

O Aves SAD apresentou, esta terça-feira, os três reforços que chegaram no último dia do mercado de transferências: Gustavo Assunção, Rodrigo Ribeiro e Guillermo Ochoa. Os jogadores expressaram as suas ambições para a nova etapa nas suas carreiras.

Guillermo Ochoa, a contratação mais sonante do Aves SAD, já está integrado no plantel desde o estágio em Fornos de Algodres, onde foi recebido com grande entusiasmo. O guarda-redes mexicano de 39 anos explicou o que o motivou a aceitar este desafio em Portugal: «O que me motiva é conhecer uma nova liga. Esta é a primeira vez que estou em Portugal, uma liga que sempre me cativou. Ouvi muitas coisas boas sobre Portugal, e a minha motivação é continuar a explorar novos horizontes, com o objetivo de estar no próximo Mundial. Acredito que, mesmo com a minha idade, ainda posso contribuir com muito para a equipa, tanto física como mentalmente. Quero ajudar o Aves a crescer», disse o mexicano em conferência de imprensa, no Estádio Clube Desportivo das Aves.

Conselhos de outros mexicanos

O veterano guardião de 39 anos confessou que se aconselhou junto de conterrâneos que passaram pelo futebol luso: «Falei com antigos colegas como Héctor Herrera, Diego Reyes, Miguel Layún, Raúl Jiménez, entre outros. Todos me falaram muito bem de Portugal, da intensidade do futebol, da comida e da hospitalidade. Este verão, fiquei sem clube e tive opções noutros países, mas algumas eram complicadas ou não me ofereciam o que procurava. Aqui, encontrei a motivação certa e sinto que posso continuar a projetar a minha carreira. Acredito que posso trazer o exemplo do trabalho diário e da dedicação. Os meus companheiros são jovens, e sinto que preciso transmitir-lhes calma, porque durante a época haverá momentos difíceis. Nem sempre serão vitórias, às vezes atravessamos séries de derrotas, mas o importante é continuar. E isso eu sei que posso fazer», disse em conferência de imprensa, no Estádio do Clube Desportivo das Aves.

Ochoa destacou também a sua rápida adaptação ao grupo: «A integração foi muito fácil. O grupo é simpático, trabalhador, e treinar juntos nas montanhas ajudou a criar uma boa coesão. Estou entusiasmado com este projeto e com o que podemos alcançar», explicando ainda como surgiu o convite.

«O convite para vir ao Aves chegou através dos meus representantes. Falei com o diretor desportivo, que me apresentou o projeto e logo percebi que era algo novo, uma equipa com muito potencial, misturando experiência e juventude. Foi a melhor opção que tinha no mercado.»

O português Rodrigo Ribeiro, emprestado pelo Sporting, chegou hoje à Vila das Aves depois de cumprir o compromisso com os sub-20 de Portugal. O jovem avançado de 19 anos é apontado como uma das grandes promessas do futebol nacional e revelou o seu principal objetivo nesta nova fase: «Ganhar minutos, tempo de jogo para poder mostrar a minha qualidade. Venho para ajudar a equipa e evoluir como jogador.» Sobre o empréstimo, acrescentou: «No Sporting disseram-me que aqui teria mais tempo de jogo, algo que não conseguiria lá, e isso foi fundamental para a minha decisão.»

No Sporting disseram-me que aqui teria mais tempo de jogo, algo que não conseguiria lá, e isso foi fundamental para a minha decisão.

Gustavo Assunção, de 24 anos, chega à Vila das Aves após cinco épocas no Famalicão. O médio brasileiro falou sobre a sua motivação para abraçar este novo projeto: «O que me atraiu foi o projeto do Aves. Precisava de uma nova motivação e a minha família apoiou-me. Fui muito bem acolhido aqui, sinto-me em casa e estou feliz por estar num ambiente tão positivo.»

Sobre as suas expectativas para a temporada, Assunção foi direto: «O objetivo é claro: lutar pela manutenção. Sabemos que o calendário é longo e complicado, mas estamos preparados para dar tudo em campo.»