Liga dos Campeões está de volta: o primeiro dia do novo formato
Paulo Fonseca está de regresso à Liga dos Campeões

ANTEVISÃO Liga dos Campeões está de volta: o primeiro dia do novo formato

INTERNACIONAL17.09.202408:00

Para além do Sporting, há muitos outros grandes jogos nesta terça-feira da primeira jornada da liga milionária, destacando o duelo entre o Milan, de Paulo Fonseca e Rafael Leão, e o Liverpool, de Diogo Jota

Três meses e meio depois a Liga dos Campeões está de regresso e com um formato completamente diferente daquele a que estávamos habituados, chegando ao fim a era da fase de grupos, que foi substituída pela fase de liga.

Esta mudança significou também a adição de mais quatro equipas, passando de 32 para as atuais 36, onde Sporting e Benfica fazem parte. Os leões jogam já esta terça-feira e recebem o Lille, mas há outros cinco grandes jogos neste primeiro dia da primeira jornada da liga milionária.

Destaque, obviamente, para o jogo de cartaz de terça-feira entre o Milan, de Paulo Fonseca e Rafael Leão, e o Liverpool, de Diogo Jota, a partir das 20 horas, em San Siro.

Ambas as equipas tiveram arranques bastante diferentes de temporada, com a formação orientada pelo técnico português a não conseguir vencer nenhum dos primeiros três jogos oficiais – empates a duas bolas com Torino e Lazio, e derrota com o Parma, por 2-1 -, enquanto a equipa do avançado de 27 anos, até essa altura, só sabia ganhar (Ipswich e Brentford, por 2-0, e Manchester United, por 3-0).

No entanto, após a pausa internacional e precisamente antes deste encontro, os rossoneri receberam e golearam o Venezia, por 4-0. Já os ingleses sofreram uma derrota caseira pela margem mínima com o Nottingham Forest, de NES (0-1).

Em Munique há outro português que regressa às noites europeias, após duas temporadas no Fulham, de Marco Silva: João Palhinha. O médio de 29 anos foi titular pela primeira vez nos bávaros na goleada em Kiel (6-1), depois de se ter estreado na Bundesliga na receção ao Friburgo (2-0) e de ter ficado no banco de suplentes contra o Wolfsburgo, de Tiago Tomás (2-3).

Os alemães recebem o Dínamo Zagreb à mesma hora no Allianz Arena, palco da final deste torneio, sendo que os croatas já vão na sexta jornada do seu campeonato, mas acumulam duas derrotas consecutivas (Hajduk Split e Trnje) e três jogos sem vencer (Rijeka), depois de começarem a época da melhor forma.

Kompany, treinador do Bayern, tem um grande problema na lateral direita, por causa das lesões de Sacha Boey e Stanisic, sendo que poderá ser Kimmich ou Laimer a ocuparem essa posição, o que pode abrir espaço no meio-campo para o ex-Sporting.

A outra partida das 20 horas realiza-se no Bernabéu, onde todos os olhos vão estar postos em Kylian Mbappé, que faz a sua estreia pelo Real Madrid na tão desejada Liga dos Campeões, frente ao Estugarda.

Os alemães procuram «surpreender» os campeões em título da competição, segundo as palavras do seu treinador, Hoeness, mas os merengues já contam com os regressos de Jude Bellingham, Éder Militão e Tchouaméni, apesar de terem perdido Brahim Díaz, por lesão, no último jogo.

Os espanhóis estão a quatro pontos do líder 100% vitorioso Barcelona, mas ainda não perderam na La Liga: três vitórias (Real Valladolid, Bétis e Real Sociedad) e dois empates (Maiorca e Las Palmas), sendo que começaram a época com um título… a Supertaça Europeia, frente à Atalanta, por 2-0, onde a estrela francesa até marcou. Já a equipa sensação da Bundesliga soma duas vitórias (M’gladbach e Munster, este último para a Taça), um empate (Mainz) e duas derrotas (Friburgo e Bayer Leverkusen, este último para a Supertaça alemã).

No entanto, é o Juventus-PSV e o Young Boys-Aston Villa que dão o pontapé de saída da nova Liga dos Campeões, com os dois jogos a começarem a partir das 17h45.

A nova equipa de Francisco Conceição, que continua lesionado, recebe os neerlandeses, que são o adversário seguinte do Sporting na competição, e nenhum dos dois sabe ainda o que é perder no campeonato.

Os italianos venceram os primeiros dois jogos da Serie A (Como e Verona), mas acabaram por empatar a zero os restantes dois (Roma e Empoli), enquanto o campeão dos Países Baixos soma cinco vitórias em cinco jogos na liga, com números expressivos, mas entrou em falso em 2024/25, ao perder a Supertaça nas grandes penalidades, frente ao Feyenoord.

Por fim, os suíços defrontam o quarto classificado da Premier League de 2023/24 num confronto inédito.

A equipa orientada por Unai Emery começou a nova temporada como terminou a última, num registo positivo, tendo acumulado 9 pontos em 12 possíveis, perdendo apenas com o Arsenal e derrotando o Everton, Leicester e West Ham.

Já os campeões da Suíça competem há praticamente um mês e têm a vantagem de jogar em casa, num relvado sintético, algo que o técnico espanhol adversário não usa como desculpa. Apesar disso, a sua época não começou nada bem e são últimos classificados no principal escalão suíço, com apenas três pontos, três empates e outras três derrotas.

Aston Villa chora morte de lenda aos 63 anos

16 setembro 2024, 17:35

Aston Villa chora morte de lenda aos 63 anos

Ex-avançado dos 'villans' Gary Shaw, uma das peças fundamentais na conquista da Taça dos Campeões Europeus, morreu devido a ferimentos na cabeça sofridos após uma queda