O valor do Benfica em relação aos principais adversários na Liga e na 'Champions'

Novo estudo do Observatório do Futebol (CIES) lista os 100 plantéis com maior valor de mercado; águias lideram tabela nacional e estão à frente de alguns dos adversários na Liga dos Campeões

O novo estudo do CIES determinou que, tal como no ano passado, o Benfica tem o plantel mais valioso de Portugal, e com um crescimento do valor de mercado notório. Mas o rival Sporting teve uma melhoria ainda maior ao longo do último ano e reduziu quase toda a diferença que tinha para as águias.

Começando pelo mais recente estudo, o valor de mercado dos 32 jogadores que, para o CIES, constituem o plantel benfiquista, é de 483 milhões de euros, o que representa um aumento de 34% em relação ao valor do ano passado (360 milhões), segundo outro estudo do CIES datado de março de 2023.

No entanto, o valor do plantel do Sporting progrediu ainda mais e já está praticamente igual ao dos encarnados: a equipa leonina teve um aumento de 106,5% em relação ao ano passado e vale agora 473 milhões de euros. Já o FC Porto cresceu tanto como o plantel do Benfica (34%) e vale 399 milhões de euros.

No entanto, o valor médio dos jogadores do Benfica é superior ao dos dois rivais – cerca de 15,1 milhões de euros, em relação aos 12,8 milhões dos do Sporting e aos 12,5 dos do FC Porto.

O Benfica domina assim o futebol nacional (por uma curta margem), mas a história é outra olhando para os adversários que a equipa de Bruno Lage ainda terá na Liga dos Campeões.

Comparação com adversários da ‘Champions’

A equipa mais valiosa fora das Big Five é o Benfica, que está no 25.º lugar da lista geral, mas ainda se encontra a uma distância considerável de alguns dos adversários que terá pela frente na Liga dos Campeões.

O Barcelona é o futuro adversário dos encarnados mais valioso. Os líderes da La Liga têm um valor de mercado de 1124 milhões de euros – o quinto mais alto do mundo. Cada jogador vale, em média, 28 milhões de euros, perspetivando assim um jogo muito complicado para o Benfica, a 21 de janeiro.

Mas a equipa da Luz será favorita frente ao Feyenoord na próxima jornada da Champions – os neerlandeses valem 312 milhões de euros e são teoricamente o adversário mais acessível para o Benfica. Já contra o Bayern, a formação lisboeta terá que anular a diferença de 328 milhões de euros entre as equipas para vencer os alemães pela primeira vez na história.  

Depois dos bávaros, o Benfica terá dois jogos mais acessíveis. O primeiro é com o líder da Ligue 1, o Mónaco, que possui um valor de mercado ligeiramente inferior ao do das águias – 425 milhões de euros. E no regresso das noites milionárias ao Estádio da Luz, o Benfica jogará com uma equipa que vale exatamente menos 100 milhões de euros do que a sua – o Bolonha.

Após o jogo com os blaugrana, o Benfica termina a fase de liga da Champions com uma visita complicada ao terreno da Juventus. Com Francisco Conceição nas fileiras, a vecchia signora tem um valor de 697 milhões de euros, mas note-se que o valor médio de cada jogador da equipa é exatamente o mesmo do das águias – 15,1 milhões de euros – o que pode antever um duelo mais equilibrado do que se preveria à partida.

Por fim, refira-se que o Sturm Graz é o único adversário dos clubes portugueses na Liga dos Campeões (neste caso, do Sporting) que não tem um dos 100 plantéis mais caros do mundo. Está, assim, atrás do Al Hilal (125 milhões de euros) e do Al Nassr (124 milhões de euros), que ocupam respetivamente a 95.ª e 96.ª posições.