Raul Silva, o mais valioso: central goleador que resolveu à ponta de lança
Golo de Raul Silva foi efusivamente festejado no São Luís. Foto: LUÍS FORRA/LUSA

LIGA - 8.ª JORNADA Raul Silva, o mais valioso: central goleador que resolveu à ponta de lança

Segundo defesa com mais golos apontados na Liga (22) deu a primeira vitória algarvia e obteve o triunfo semanal

O jogo em Faro aproximava-se do final e o 0-0 resistia teimosamente, mesmo depois do penálti favorável ao Estoril que Begraoui desperdiçou. Até que já perto dos 90 minutos, e aproveitando paragem motivada pela lesão do seu guarda-redes, Tozé Marreco chamou os jogadores à linha lateral e, numa arriscada decisão de tudo ou nada, mandou Raul Silva lá para a frente, acreditando que o central de 34 anos e O jogador mais valioso de A BOLA da jornada, poderia ajudar a resolver o encontro. E aos 90+5’ o brasileiro, num remate cruzado à ponta de lança, deu mesmo a primeira vitória algarvia! Chegado em janeiro de 2015 ao Marítimo (onde esteve três épocas), cumpriu depois quatro temporadas e meia em Braga, sendo cedido ao Estoril na segunda metade de 2021/22. Após dois anos nos romenos do Univ. Craiova regressou a Portugal e com os 22 apontados em 140 jogos na Liga, é o segundo defesa com mais golos marcados no campeonato, atrás do portista Marcano (tem 23).

Destaque também para Pepê, o melhor em campo no Dragão onde esteve nos dois golos do triunfo portista (fantástico o seu passe para Galeno sofrer o penálti que abriu o marcador!); Reisinho e Gustavo Silva, ambos a bisarem na igualdade surgida aos 90+15’ em Guimarães.

Referência ainda para Benny, a saltar do banco para fazer o golo da vitória moreirense; e Félix Correia, que fez o primeiro e participou no segundo do claro triunfo gilista.

Bragança no 'top-10'

Os dois primeiros da classificação de O jogador mais valioso de A BOLA da Liga mantêm as suas posições pela quinta jornada consecutiva e, curiosamente, ambos tiveram registos semelhantes no fim-de-semana, pois nas vitórias das suas equipas quer Viktor Gyokeres quer Galeno marcaram através de penálti cometido sobre si — são aliás os únicos jogadores do campeonato que já viram ser assinalados dois castigos dos 11 metros por faltas sofridas.

Entre os primeiros, Kanya Fujimoto (que apontou o seu quinto golo) igualou Trincão, autor de nova assistência (a quinta no campeonato), com Nico González (passe para o golo da vitória portista) a subir ao 5.º lugar num top-10 onde se destaca a estreia de Daniel Bragança (8.º), em grande forma e a faturar pela segunda semana seguida.

Numa jornada incompleta pelo adiamento do Nacional-Benfica, referência para Ivan Zlobin (19.º), soberbo no empate do Fama em Vila do Conde, onde fez defesas assombrosas, em exibição que lhe permitiu ultrapassar Diogo Costa no topo da lista dos guarda-redes.

Menção para Félix Correia (15.º) e Pepê (24.º), ambos a surgirem pela primeira vez na tabela dos 30 da frente.