30 novembro 2024, 23:44
«Vitória com muito impacto, mas só são três pontos»
Vasco Matos mostrou-se orgulhoso por bater o Sporting, mas mantém pés no chão
Sportinguista Vasco Matos já tinha eliminado o Sporting da Taça de Portugal… em Alverca
O Santa Clara nunca tinha vencido em Alvalade. O Sporting não perdia para a Liga em Alvalade há quase dois anos… O números mostravam quanto era pouco provável os açorianos vencerem os leões. Mas, o que os números não conseguiam dizer é que no comando do Santa Clara há um sportinguista de coração que no desejo (e confiança) de se afirmar como treinador principal não olha a sentimentos para atingir os objetivos a que se propõe.
Vasco Matos já nasceu sportinguista e foi de leão ao peito que sonhou chegar alto como jogador. Enquanto avançado jogou pelos leões o máximo que conseguiu, mas sem espaço para se afirmar na equipa principal (jogou com Hugo Viana no Sporting B, em 2000/2001) fez carreira à margem do clube do coração. Tornou-se treinador (2016/2017) e no primeiro confronto que teve com o Sporting contrariou os números.
Naquela quinta-feira, 17 de outubro de 2019, jogava-se a 3ª eliminatória da Taça de Portugal. Vasco Matos treinava o Alverca no Campeonato Portugal e recebeu o Sporting, treinado por Jorge Silas, vencendo surpreendentemente por 2-0. Uma eliminação que muito deu que falar na altura, mas que no que a Vasco Matos diz respeito só lhe deu força para continuar a lutar pelo que ambicionava.
Entrou na Liga como adjunto de Filipe Martins, no Casa Pia, e de Pina Manique saiu para principal do Santa Clara, na Liga 2. Consolidou a equipa, subiu à Liga e não pára de surpreender. Ponto a ponto instalou-se no quarto lugar, condição na qual chegou a Alvalade.
Com a estratégia bem montada, Vasco Matos fez estragos na estreia em Alvalade… como adversário. Depois de vencer recordou os mais distraídos que «há ano e meio» tinham descido e «ninguém acreditava» neste Santa Clara e nele. Depois de ter domado os leões em Alvalade, este leão passará a ser visto com outros olhos.
30 novembro 2024, 23:44
Vasco Matos mostrou-se orgulhoso por bater o Sporting, mas mantém pés no chão
Mais 10 pontos do que na inédita época europeia!
O Santa Clara termina esta 12.ª jornada no 4.º lugar da Liga, com 24 pontos, mais 10 (!) do que os que tinha na época em que se qualificou para as pré-eliminatórias da Liga Conferência. Em 2020/2021, à 12.ª jornada, o Santa Clara empatou em casa com o Benfica (1-1) e consolidou o 7.º lugar, com 14 pontos, menos 18 do que o líder… Sporting.
No final dessa época, o Santa Clara terminou em 6.º lugar, atrás de Paços de Ferreira, Sporting de Braga, Benfica, FC Porto e do campeão Sporting. Esta temporada faz questão de reforçar que tem (apenas) a manutenção como objetivo mas a verdade em que com o futebol que pratica, fica difícil acreditar que seja (só) assim…
30 novembro 2024, 23:30
Açorianos venceram pela primeira vez em Alvalade e os leões voltaram a perder e a perder pontos em casa, não ultrapassando a marca que vinha de 1990/1991: 11 vitórias a abrir a Liga.
30 novembro 2024, 23:39
A primeira vitória do Santa Clara em Alvalade coincide com o primeiro desaire dos leões na Liga, o segundo de João Pereira em três partidas realizadas