Barcelona não melhorou na La Liga com Flick (para já)

Técnico alemão está a fazer um campeonato praticamente igual ao do antecessor

Com apenas um ponto ganho nas últimas três jornada da La Liga, o Barcelona perdeu muito fulgor no campeonato e caso o Real Madrid ganhe o seu jogo em atraso (com o Valência), cairá para o 2.º lugar.

Ao fim de 15 jornadas, a equipa de Hansi Flick tem 34 pontos, tantos quantos os do Barcelona de Xavi na época passada, à mesma jornada. No entanto, o técnico alemão tem a vantagem de (para já) liderar o campeonato, enquanto nesta fase, o Barça estava no 3.º lugar na última época, a quatro pontos do Real e do Girona.

Um ponto no qual Flick leva claramente vantagem é no número de golos marcados (43, em relação aos 28 da época passada); já a equipa de Xavi era ligeiramente menos permeável defensivamente, já que somava apenas 14 golos sofridos em relação aos 16 desta temporada.

Xavi Hernández deixou o Barcelona no último verão (IMAGO)

No entanto, estas épocas ficam aquém da primeira temporada completa que Xavi fez ao comando do clube onde também foi feliz como jogador: à 15.º jornada de 2022/23, o Barcelona tinha 38 pontos, tantos quantos os do Real, mas acabaria por se sagrar campeão.

Ainda assim, Flick tem feito um melhor desempenho do que Xavi na Liga dos Campeões, onde soma quatro vitórias e apenas um empate após cinco jogos e ocupa o 3.º posto – 21 lugares acima dos blancos, por exemplo. Xavi nunca foi muito feliz na Champions com o Barcelona, caindo na fase de grupos em 2022/23 e nos quartos de final, ante o PSG, na época seguinte.