Águia em voo picado em aproximação ao leão
Benfica está agora a cinco pontos do Sporting e com um jogo a menos. Perspetiva de liderança antes de 2025 aquece a alma benfiquista
O Sporting falhou o pleno de vitórias na Liga no sábado, não alcançando um recorde que dura desde 1990/91, depois de sair derrotado do encontro com o Santa Clara (0-1), e o Benfica não desperdiçou a oportunidade de se aproximar do velho rival, vencendo o Arouca por 2-0, fruto dum autogolo de Fontán e de uma grande penalidade convertida por Ángel Di María. E, desta forma, as águias estão agora a cinco pontos do Sporting mas com um jogo a menos, pois a jornada 8, referente ao encontro com o Nacional, na Choupana, foi adiada e será disputada a 19 deste mês.
A aquecer a alma dos benfiquistas está ainda o facto de na derradeira ronda do ano, a 29 de dezembro, os encarnados visitarem o Estádio José Alvalade para defrontarem a equipa agora orientada por João Pereira. Se vencerem na Choupana, caso não percam mais pontos pelo caminho e mesmo numa perspetiva de pleno pontual dos leões, terão a oportunidade de saltar para a liderança da Liga ainda antes de 2025 chegar.
Portanto, de momento, é uma águia em voo picado na chegada cada vez mais perto do leão.
Nota de enorme destaque para Bruno Lage. O homem escolhido para substituir Roger Schmidt na liderança técnica dos encarnados está a trilhar um caminho perfeitamente imaculado na Liga, com sete encontros disputados e sete vitórias alcançadas e com um score assinalável: 25 golos marcados contra apenas quatro sofridos, isto com o enfoque colocado, apenas e só em jogos do campeonato.
Para já, ainda que à condição, o Benfica ultrapassou o FC Porto na tabela classificativa com mais um ponto e fica à espera daquilo que os portistas façam esta segunda-feira diante do Casa Pia, isto numa altura em que a equipa de Vítor Bruno vem numa sequência de quatro encontros sem vencer, algo que já não era visto para as bandas do Dragão desde o início de 2021.
Voltando aos encarnados, tem de ser referido Ángel Di María, o argentino que nos últimos quatro encontros benfiquistas, no conjunto de todas as competições, marcou seis golos. O deste domingo, por ter sido de grande penalidade, não teve o impacto dos marcados ao Estrela da Amadora para a Taça de Portugal no passado fim de semana. No menu desse jogo esteve um pontapé de bicicleta, mas não deixa de ser significativo quanto ao seu momento de forma.