Lobo alertou e A BOLA esclarece: o contrato de Rodrigo Mora
Rodrigo Mora

Lobo alertou e A BOLA esclarece: o contrato de Rodrigo Mora

NACIONAL16.03.202419:25

SAD dos dragões assinou contrato profissional com a pérola da formação em junho de 2023 e pelo prazo máximo previsto na lei: três temporadas

Na visita que fez este sábado à Casa do FC Porto da Afurada, Nuno Lobo, candidato à presidência do clube, deixou um alerta a propósito da situação contratual de  Rodrigo Mora, criativo que esteve em destaque no apuramento do FC Porto para a final four da Youth League.

«Temos uma pérola, Rodrigo Mora. Penso que ainda não foi acautelada a sua situação contratual», disse. A realidade é que o FC Porto acautelou, sim, a questão contratual de Mora, dentro dos limites que a lei impõe para jogadores menores de idade.

A 2 de junho de 2023, o FC Porto anunciou a assinatura do primeiro contrato profissional de Rodrigo Mora, sem especificar por quantas temporadas. Algo habitual nos dragões quando se trata de um futebolista da formação, apesar da natural curiosidade dos adeptos em saber os detalhes do acordo.

O jogador de 16 anos – fará 17 no dia 5 de maio – assinou por três anos, ou seja, até junho de 2026. De acordo com o Regulamento do Estatuto da Categoria da Inscrição e Transferência de Jogadores, o contrato de trabalho celebrado por um futebolista com idade inferior a 18 anos não pode ter um prazo superior a três épocas e deve conter o reconhecimento presencial da assinatura do representante legal do atleta. Ou seja, a SAD acautelou o futuro de Mora dentro do prazo máximo previsto na lei.  

Aos 18 anos, Rodrigo Mora já poderá assinar um vínculo até ao máximo de cinco temporadas, mas até lá prevalece o atual contrato que deixa os dragões relativamente tranquilos.

Rodrigo Mora tornou-se no jogador mais jovem de sempre a atuar nas ligas profissionais do futebol português, num jogo do FC Porto B frente ao Tondela, a 15 de janeiro, tinha 15 anos, 8 meses e 10 dias. Foi também o mais novo jogador de sempre a marcar na Liga 2, aos 16 anos, seis meses e seis dias, numa derrota por 3-2 contra o Penafiel, suplantando um recorde que pertencia a Cher Ndour, nos tempos em que o atual médio cedido pelo PSG ao SC Braga atuava no Benfica B.