Pepa garante subida ao Brasileirão
Pepa, treinador do Sport Recife

Pepa garante subida ao Brasileirão

INTERNACIONAL24.11.202423:33

Foi até à última, mas o Sport Recife conseguiu mesmo a promoção. Cumpriu a obrigação de bater o Santos (2-1) e, depois, agradeceu ao Goiás por ter travado o Novorizontino (1-0)

Foi mesmo até ao último minuto da temporada 2024/2025, mas Pepa conseguiu mesmo a promoção ao Brasileirão. Na 38.ª e última jornada da Série B, o Sport Recife, orientado pelo técnico português, cumpriu a obrigação de derrotar o Santos (2-1), que já tinha garantido a subida e, depois, porque à entrada para a derradeira ronda não dependia de si para garantir o objetivo, ainda agradeceu a ajuda do Goiás por ter batido outro concorrente, o Novorizontino (1-0).

Na última oportunidade, o veterano Lucas Lima bisou (pode ver um dos vídeos abaixo) e ajudou a cumprir o sonho de Pepa e dos adeptos do Sport Recife, que tinham caído na Série B há três anos e, agora, voltam ao convívio com a elite do futebol brasileiro. Pernambuco, no nordeste do Brasil, está em festa.

Foi assim o dia decisivo e de festa no Recife:

O Santos, com 68 pontos, já tinha subido e, juntamente com o Sport Recife (3.º, com 66 pontos), sobem também o Mirassol, 2.º classificado com 67, e o Ceará, 4.º com 64. O Novorizontino também somou 64 pontos, mas permanece na Série B.

PEPA EMOCIONADO

«É muito especial! Não é fácil vir de Portugal e vir pra um clube que diziam que era uma bagunça... Mas vi homens fantásticos e uma torcida louca», disse Pepa, ainda emocionado logo após a partida.

Com Pepa no comando, o Sport venceu nove jogos, empatou quatro e perdeu três. Dessa forma, subiu a pique na classificação, apesar de duas derrotas recentes, na casa do América Mineiro e do Operário, terem adiado as contas da subida para o último dia da Série B na Ilha do Retiro.

SPORT PAGOU €80 MIL PARA USAR LUCAS LIMA

Na partida, enquanto o Santos, comandado pelo interino Leandro Zago, após a demissão surpreendente do treinador campeão Fábio Carille, apareceu sem 11 jogadores, lesionados ou poupados, o Sport utilizou até Lucas Lima, cedido pelo peixe, cuja utilização frente ao clube dono do passe custou 500 mil reais [cerca de 82 mil euros] aos cofres do leão.

O Sport Recife mandou no jogo em toda a primeira parte mas o golo não surgia. Até que, para lá da hora, o uruguaio Domínguez caiu na área, derrubado por Sander, e o citado Lucas Lima converteu o penálti e começou a valer o valor investido.

Como, por essa altura, dos candidatos, só o Mirassol havia marcado, o Sport iniciava a segunda metade dentro da A.

Nos últimos 45 minutos da temporada, Lima voltou a marcar, aos 64’, para euforia da torcida que, porém, num ápice, viu um autogolo do santista Pituca ser anulado pelo VAR e Wendel Silva, emprestado pelo FC Porto, a reduzir.

A festa de Lucas Lima, emprestado pelo Santos e autor dos dois golos da vitória contra o... Santos

O sofrimento não acabaria aí, porque Barletta ainda falhou o 3-1 de penálti.

Mas a história de Pepa no Sport teve um final feliz, com o treinador a carregar a bandeira de Portugal e as bancadas a gritarem «Primeira», ao som de Poeira, de Ivete Sangalo.