Liga das Nações: quem subiu, quem desceu e todos os ‘play-offs’

INTERNACIONAL19.11.202423:27

Portugal e outras 7 seleções disputam 'final four', Chéquia, Inglaterra, Noruega e País de Gales sobem à Liga A, Suécia, de Gyokeres, na Liga B e coloca Azerbaijão, de Fernando Santos, na Liga D, enquanto San Marino faz história e está na Liga C

Terminada a fase de grupos da Liga das Nações, com Portugal a qualificar-se como cabeça de série para os quartos de final, já se conhecem todas as subidas e descidas nas quatro divisões da competição.

Começando precisamente por essa fase final, para além de Portugal, também a França, Alemanha e Espanha terminaram no primeiro lugar dos seus respetivos grupos na Liga A e, por isso, são possíveis adversários de Croácia, Itália, Países Baixos ou Dinamarca, segundos classificados, na fase seguinte. Isso significa também que é garantida a presença destas oito seleções na próxima edição da competição.

Em terceiro lugar do grupo ficaram Escócia, Bélgica, Hungria e Sérvia, que vão disputar o play-off de descida contra um dos segundos classificados da Liga B (Ucrânia, Grécia, Áustria ou Turquia), enquanto Polónia, Israel, Bósnia-Herzegovina e Suíça foram automaticamente despromovidas.

Quem vai acompanhar Portugal e companhia na próxima edição do torneio são Chéquia, Inglaterra, Noruega e País de Gales, que foram líderes dos seus grupos da Liga B e, por isso, sobem ao principal escalão.

Geórgia, Irlanda, Eslovénia e Islândia vão jogar com os segundos classificados da Liga C por uma vaga na Liga B (Eslováquia, Kosovo/Roménia, Bulgária ou Arménia), ao terminarem no terceiro lugar, enquanto Albânia, Finlândia, Cazaquistão e Montenegro desceram, por ficarem em último do grupo.

Na terceira divisão, a Suécia, Irlanda do Norte e Macedónia do Norte garantiram o apuramento para a Liga B, sendo que falta saber o líder do grupo 2, entre Roménia e Kosovo, que viram o seu jogo da quinta jornada a ser abandonado, já no tempo de compensação, com o resultado 0-0. No entanto, por causa da vitória dos romenos na primeira ronda por 3-0, o seu adversário precisava de ganhar por quatro golos para lhe tirar o primeiro lugar, sendo que apenas um castigo da UEFA pode fazê-lo.

Como a situação na Liga D muda um pouco, por só serem dois grupos de três equipas, ao contrário do que acontece nas restantes divisões (quatro grupos de quatro equipas), os terceiros classificados da Liga C mantêm-se nessa divisão, sendo o caso de Estónia, Chipre, Bielorrússia e Ilhas Faroé.

Já dos quatro últimos classificados, apenas os dois piores descem automaticamente, enquanto os dois restantes disputam o play-off. Por isso, a Lituânia e o Azerbaijão, de Fernando Santos, foram despromovidos, enquanto Letónia e Luxemburgo vão defrontar Gibraltar ou Malta.

Por fim, San Marino fez história na Liga D e terminou em primeiro lugar do grupo 1, com duas vitórias em quatro jogos e apenas uma derrota, garantindo a subida para a Liga C, assim como a Moldávia. Andorra e Liechtenstein foram últimos e mantêm-se nessa divisão inferior.