Liga 2: FC Porto B surpreende na Vila das Aves
Jovens dragões venceram por 2-0; equipa de António Folha regressou às vitórias; Aves SAD cai para o terceiro lugar na classificação
No encerramento da 30.ª jornada, o FC Porto B regressou às vitórias e logo no reduto do Aves SAD, um dos candidatos à subida de divisão.
Depois de ver os concorrentes diretos, Santa Clara e Nacional, a vencerem os respetivos jogos, os avenses entraram muito pressionantes no sentido de chegar logo cedo à vantagem. Ao minuto 3, Stênio teve a primeira ocasião de golo, mas o remate foi travado por Gonçalo Ribeiro. Pouco depois, Nenê fez aquilo que não habituou aos adeptos de futebol: falhar golos. Na sequência de um canto, o experiente avançado brasileiro de 40 anos não foi capaz, em duas oportunidades, de bater o guardião portista.
Os azuis e brancos estavam encostados às cordas e apenas por mera infelicidade os avenses não concretizavam as suas chances. Quem não marca, sofre. Num canto, aos 36 minutos, Roman Correia adiantou os dragões no marcador, naquele que foi o primeiro remate enquadrado na baliza de Pedro Trigueira.
No arranque da etapa complementar, os comandados de Jorge Costa levaram um valente soco no estômago com o segundo golo dos visitantes. O central Clayton Sampaio perdeu a bola em zona proibida e Wendel Silva aproveitou para, quase do meio-campo, rematar para o fundo das redes, percebendo que Pedro Trigueira estava fora da baliza.
O Aves SAD tentou reagir, mas as coisas ficaram ainda mais complicadas, com a expulsão direta de Nenê, que cometeu uma falta grosseira sobre Rodrigo Pinheiro. Apesar da inferioridade númerica, os locais não deixaram de colocar em sentido a baliza de Gonçalo Ribeiro, que realizou uma exibição segura entre os postes.
Com esta derrota, o Aves SAD caiu para o terceiro lugar da classficação, embora com os mesmos pontos que o Nacional (59). Os insulares têm vantagem no confronto direto. Ambas as equipas estão a quatro pontos do líder Santa Clara. Já o FC Porto B subiu à sétima posição, com 43 pontos.