Liga 2: Santa Clara finta vermelho e reforça liderança
Vitória (1-0) ante o Tondela; Paulo Henrique deixou açorianos reduzidos a 10 jogadores aos 25 minutos; Sérgio Gaminha somou a segunda derrota consecutiva pelos beirões
O Santa Clara deu, este sábado, mais um importante passo rumo à promoção à primeira divisão, após vencer, por 1-0, o Tondela, em jogo da 30.ª jornada da Liga 2.
A jogar em casa, os comandados de Vasco Matos tiveram a intenção de serem protagonistas da partida, mas tudo ficou mais complicado aos 25 minutos com o vermelho direto do capitão Paulo Henrique. O polivalente defesa atingiu com o cotovelo Hélder Tavares e recebeu, naturalmente, ordem de expulsão, depois da análise do VAR.
Com mais um elemento em campo, os beirões saíram mais para o ataque. Aos 40 minutos, boa jogada coletiva dos visitantes com Daniel dos Anjos a chegar atrasado ao cruzamento rasteiro de Bebeto. Na resposta, Alisson Safira podia ter adiantado os locais no marcador, mas o guarda-redes Léo Navacchio impediu o cabeceamento certeiro do avançado brasileiro, mantendo-se, assim, o nulo ao intervalo.
Na etapa complementar, os açorianos não se entregaram à desvantagem númerica e o golo acabou por chegar pelo jogador mais incoformado da equipa. Aos 62 minutos, Pedro Ferreira tirou um cruzamento perfeito para o golo literalmente com a barriga de Vinícius Lopes, que motivou enormes festejos do técnico Vasco Matos, que invadiu o campo para festejar com os seus jogadores.
Pouco depois, Vinícius Lopes podia ter bisado no encontro, mas Léo Navacchio roubou-lhe o golo, com uma intervenção espetacular. Até ao apito final, o Tondela ainda tentou correr atrás do prejuízo, mas não mostrou a inspiração necessária e ainda viu Lucas Barros ser expulso, já em tempo de compensação. por agressão a Diogo Calila.
Com esta vitória, o líder Santa Clara chegou aos 63 pontos e aumentou, ainda que à condição, para 4 a diferença para com o Aves SAD. São ainda sete pontos de vantagem para o Nacional, terceiro classificado, em zona de play-off de promoção.