La Liga: Girona tem o estádio com a maior taxa de ocupação
O Girona é líder em Espanha com os mesmos pontos do Real Madrid (IMAGO)

La Liga: Girona tem o estádio com a maior taxa de ocupação

INTERNACIONAL15.12.202318:14

O sucesso do líder e equipa-sensação do campeonato tem-se refletido nas assistências do seu estádio

Vivem-se dias alegres pela cidade catalã de Girona. A equipa local vem de uma vitória no terreno do Barcelona (2-4) e lidera a La Liga com 41 pontos, somados em 16 jogos, mais dois do que o 2.º classificado, Real Madrid. No entanto, não é só nesta classificação que o Girona é líder.

Isto porque, nas 16 jornadas já realizadas do campeonato espanhol, o Girona, com o seu Estádio Montivili, registou a maior taxa de ocupação de todos os recintos de jogo da liga: 95,1%.

Com uma lotação para 13.450 pessoas, o Girona tem o estádio mais pequeno do campeonato, mas fica também localizado numa pequena cidade com pouco mais de 100 mil habitantes. Por outras palavras, esta temporada, sempre que o Girona joga em casa, sensivelmente 10% da população da cidade desloca-se ao estádio do clube.

Curiosamente, nem Real Madrid nem Barcelona estão próximos dos líderes da lista dos clubes com melhor taxa de ocupação dos respetivos estádios. 

A seguir ao Girona, a fechar o pódio, estão o Granada (92,4%) e o Cádiz (88,3%). Os merengues surgem apenas na 8.ª posição (85,7%) e os blaugrana na 11.ª (83,8%) - recorde-se que a equipa dos portugueses João Cancelo e João Félix tem jogado no Estádio Olímpico Lluís Companys, uma vez que o Camp Nou passa por obras de renovação. 

O clube da La Liga com a menor taxa de ocupação é o Celta de Vigo, com 66,1%.