Este Girona é um caso sério: vence Barcelona no dérbi catalão e volta a ser o líder da La Liga
Exibição monumental da equipa de Michel deitou ao tapete o Barcelona, de Cancelo e Félix; Girona volta a ser líder isolado
O Girona é, novamente, líder isolado da La Liga, depois de, este domingo, ter ido ao Olímpico de Montjuic vencer o Barcelona, por 4-2, no grande dérbi da Catalunha. A equipa de Michel continua a deixar o Mundo de queixo caído e deixou uma demonstração de grande força, com uma ideia de jogo arrojada e com a qual conseguiu aproveitar a muita permeabilidade defensiva do campeão em título.
No Barcelona, João Cancelo e João Félix foram titulares, com o lateral a aparecer mais em jogo e o avançado a sair a meio do segundo tempo.
A primeira parte foi um regalo para quem gosta de futebol, já que o Girona propôs-se a ir ao Montjuic para vencer e não se acanhou nem se preocupou apenas em defender ou perder tempo. Com bola cá, bola lá, percebia-se que seria uma questão de tempo até o marcador mexer e foi o Girona a fazê-lo: aos 12’, Yan Couto, ex-SC Braga, lançou Tsygankov na profundidade e o ucraniano deixou Christensen para trás para servir o compatriota Dovbyk, que só teve de desviar à boca da baliza.
A resposta do Barça não tardou e chegou por Robert Lewandowski, a ganhar nas alturas após um canto de Raphinha, do lado direito, para o empate, aos 19 minutos.
A cinco minutos do intervalo, e já depois de duas ameaças à baliza de Iñaki Peña, o ala esquerdo Miguel Gutiérrez, formado no Real Madrid, atirou de ‘bico’ e recolocou o Girona na frente. No segundo tempo esperava-se o assalto do Barcelona, é facto que a equipa de Xavi Hernández dispôs de chances para, pelo menos, empatar, mas foi o conjunto visitante a voltar a marcar, aos 81’: lançamento longo de Gazzaniga, Stuani a ganhar o duelo a Ronald Araújo (que passividade…) e servir Valery, que na cara do guardião contrário congelou as bancadas do Olímpico de Montjuic.
Já no tempo de compensação, Gundogan, à ponta de lança, marcou num belíssimo remate à meia-volta, logo de seguida Lewandowski teve perdida escandalosa para o 3-3 e foi o Girona, na resposta, a dar a machadada final, quando Christian Stuani, ao segundo poste, desviou para o fundo das redes o cruzamento da esquerda de Savinho. Estava confirmada a primeira vitória do Girona diante do Barcelona em toda a história. Bravo!
RECORDE O FILME DA PARTIDA
FIM DO JOGO: BARCELONA 2-4 GIRONA
Que jogo fabuloso no Olímpico de Montjuic, com o Girona a dar uma lição de futebol para voltar a ser líder do campeonato espanhol!
Que loucura de jogo! Barça à beira do empate e é o Girona, na resposta, a 'matar' o jogo. Savinho cruza ao segundo poste e aparece Stuani a empurrar para o 4-2.
90+5' - GOLO DO GIRONA (4-2)!
90+3' - QUE PERDIDA DE LEWANDOWSKI! Cruzamento 'com olhos' de Yamal e o polaco falha redondamente o cabeceamento quando estava em posição privilegiada.
Finalmente Gundogan! Ferran serve o alemão, que ganha espaço a David López e, à meia volta, atira sem hipóteses para Gazzaniga. Que grande movimento do ex-Man. City!
90+2' - GOLO DO BARCELONA (2-3)!
83' - QUASE O 4-1!!! Savinho arrancou pela esquerda e, com tudo para o quarto, acerta em cheio na cabeça de Peña.
Incrível! Barça balanceado para a frente e é o Girona que marca no contragolpe! Lançamento longo de Gazzaniga, Ronald Araújo perde no ar para Stuani e Valery ganha o lance a Koundé para, na cara de Peña, fazer o 3-1!
81' - GOLO DO GIRONA (3-1)!
80' - Pedri dá o lugar a Fermín López. Jogo apagado do camisola 8.
Prevê-se o ataque final do Barcelona para conseguir pelo menos um ponto, mas o Girona vai-se fechando muito bem...
73' - Mexe o Girona para refrescar o ataque: Dovbyk é rendido por Stuani. Yan Couto também sai - entra Valery - e Portu rende Tsygankov.
68' - Gundogan ganha o lance área e atira em arco. A bola tira tinta ao poste!
65' - Três alterações no Barça: saem Christensen, João Félix e Raphinha e entram Baldé, Ferran Torres e Yamal. Koundé vai para o centro da defesa, Cancelo deriva para a direita e Baldé na esquerda.
58' - Remate forte de Raphinha, Gazzaniga encaixa. Tem tido muito trabalho nesta segunda parte o guarda-redes do Girona.
54' - Barcelona em cima. Koundé cruza mas o cabeceamento de Raphinha sai frouxo e fácil para o guardião argentino.
51' - Remate potente de De Jong, de fora da área, a encontrar a oposição de Gazzaniga.
Não há alterações nas equipas.
46' - Recomeça o jogo!
INTERVALO: BARCELONA 1-2 GIRONA
Que jogaço em Montjuic! Havia todos os ingredientes para tal e não está a desiludir, com o Girona a colocar o rival da Catalunha em sentido. Exibição muito personalizada dos visitantes, que estão a aproveitar a permeabilidade defensiva do Barça. Temos tudo para uma segunda parte de grande nível.
À terceira foi de vez! Miguel Gutiérrez volta a aparecer na área e desta vez não dá hipótese a Iñaki Peña. Muitas facilidades defensivas do Barcelona...
40' - GOLO DO GIRONA (2-1)!
39' - Novamente Miguel Gutiérrez! Que perigo... O ala esquerdo combina com Iván Martín e remata, fazendo a bola rasar o poste direito da baliza do Barcelona.
32' - Que quadro iam pintando Cancelo e Félix! Na área, o lateral dá ao avançado, que lhe devolve de calcanhar mas é Gazzaniga a opor-se com uma bela defesa ao remate de Cancelo!
27' - Quase o 2-1 para o Girona! Belo trabalho de Miguel Gutiérrez na área, a passar por Ronald Araújo e logo rematar cruzado, fazendo a bola passar muito perto da baliza de Peña.
24' - Blind desmarca nas costas de Koundé e o brasileiro cruza para Dovbyk, que cabeceia torto. Que bem joga este Girona!
Pontapé de canto batido do lado direito por Raphinha e Robert Lewandowski vai às alturas cabecear para o fundo das redes. Nono golo na época do polaco, que não marcava desde 12 de novembro (bisou frente ao Alavés).
19' - GOLO DO BARCELONA (1-1)!
18' - Gazzaniga impede o empate com uma excelente intervenção após cruzamento-remate de Cancelo.
Yan Couto lança Tsygankov nas costas da defesa do Barcelona e o ucraniano coloca na área, onde aparece o compatriota Dovbyk a finalizar de forma fácil, adiantando o Girona no marcador. Christensen tentou colocar Tsygankov em fora de jogo e Ronald Araújo não conseguiu compensar a falha do colega.
12' - MARCA O GIRONA (1-0)!
7' - Boa condução de Pedri pela direita, com o médio a servir Lewandowski para o remate, bloqueado na altura certa pela defesa do Girona.
6' - Ritmo de jogo altíssimo neste início de jogo. Bola cá, bola lá, mas ainda sem oportunidades.
1' - Arranca o dérbi da Catalunha!
Yangel Herrera, Borja García, Toni Villa, Ricard Artero, Jastin e Joel são baixas no Girona devido a lesão. Já Xavi não contará com Ter Stegen, Gavi, Iñigo Martínez e Marcos Alonso, também por problemas físicos.
Pela primeira vez, ao fim de 21 jogos, Xavi repete um onze esta temporada, já que esta foi a mesma equipa que iniciou o jogo com o Atlético Madrid.
Confira os onzes iniciais das duas equipas, com destaque para as presenças de Cancelo e Félix na equipa da casa:
BARCELONA: Iñaki Peña; Koundé, Ronald Araújo, Christensen e João Cancelo; Pedri, Gundogan e Frenkie de Jong; Raphinha, João Félix e Lewandowski
GIRONA: Gazzaniga; Eric García, David López e Blind; Yan Couto, Iván Martín, Aleix García e Miguel; Tsygankov e Sávio; Dovbyk